pt-BR
2020-10-29

Secretaria de Turismo a frente dessa conquista para os jovens paratienses!

A Secretaria de Turismo de Paraty realizou visita técnica à obra da Pista de Skate da Praça da Paz, onde estiveram presentes Gabriel Costa e Guilherme Sena (Secretaria de Turismo), o Arq. Leonardo Xavier (autor do projeto e fiscal do contrato – Secretaria de Obras e Transportes) e o Sr. Germain Templar (skatista que colaborou no desenvolvimento do projeto arquitetônico).

Este projeto foi iniciado em dezembro de 2013 através de uma emenda parlamentar no valor total de R$ 250.000,00, porém com a dificuldade de disponibilização do recurso via CEF, o Prefeito Casé autorizou a execução da obra com recursos próprios. O objetivo era de promover uma reforma na Praça da Paz, inserindo um espaço para a prática do esporte, ressaltando que esta obra era aguardada há anos pelos praticantes da modalidade.

Durante o desenvolvimento do projeto foram realizadas diversas reuniões entre as Secretarias de Turismo (Gabriel Costa), de Obras (Leonardo Xavier), e com a participação efetiva do Dulmar Simões, do Germain Templar da ASSP, e do skatista profissional Lucas Inke. Foi realizada ainda uma visita técnica a pista do Balneário em Angra dos Reis no início de 2014, para colher as medidas in loco, e nesta ocasião os Srs. Germain e Lucas solicitaram esforços e atenção quanto ao piso (que deveria ser em Granilite), bem como com o espaçamento entre obstáculos, de maneira a se proporcionar uma boa “skatabilidade”.

O projeto da pista de skate de Paraty foi efetuado em atendimento ao GT de Requalificação Urbana da Ilha das Cobras e do Parque da Mangueira, via Conselho da Cidade, conforme demanda da Secretaria de Turismo, e procurou adequar as solicitações dos usuários ao orçamento disponível. A pista conta com aproximadamente 740 m² de área, 04 obstáculos (dois quarters, um fun box e uma pirâmide) em concreto armado com resistência de 30 MPa e reforços em cantoneiras de aço, sendo o piso duplamente armado e com acabamento final em granilite.

Cabe ressaltar que, além da pista propriamente dita, a Praça da Paz terá seu play-ground reformado, bem como 10 novos refletores de 500 w (duplicando sua capacidade de iluminação), um novo e maior alambrado no campo de futebol, novos bancos, árvores e equipamentos esportivos. Para Gabriel Costa, coordenador do projeto, ”a Praça da Paz é um importante equipamento público, em local que possui grande circulação de pessoas, e com a pista de skate, as crianças e os jovens da cidade ganham mais uma área para prática desportiva”.

Aqueles que desejarem conhecer melhor o projeto, entrar em contato com o Arq. Leonardo Xavier na Coordenadoria Técnica da Secretaria de Obras, situada à Rua da Floresta, s/nº – Antiga Escola Pequenina Calixto – Auditório (1º andar), ou pelo telefone (24) 3371-1844.

Deixe um comentário

Campos com * são obrigatórios. HTML não é permitido

Realização

Prefeitura de Paraty

Patrocínio

Eletronuclear

Parceria

Jet

Desenvolvimento

Opera2