pt-BR
2019-06-19

ORQUESTRA INVISÍVEL

ORQUESTRA INVISÍVEL

Sesc Paraty convida diretores, atores, músicos e interessados na arte teatral para participar do curso A ORQUESTRA INVISÍVEL: o trabalho da encenação a partir de conceitos fundamentais da linguagem musical, com Jefferson Bittencourt.

A ORQUESTRA INVISÍVEL: o trabalho da encenação a partir de conceitos fundamentais da linguagem musical é um curso que acontece de 17 a 26 de junho, na Sala das Artes Integradas, exceto dia 18 de junho (Espaço Memória), na Unidade Sesc Santa Rita (Rua Dona Geralda, 15, Centro Histórico).

Com duração de 20 horas, o curso com o diretor teatral e músico, graduado em Música e mestrando em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Jefferson Bittencourt, pretende tratar dos seguintes tópicos:

1- Em busca da musicalidade – Princípios da musicalidade. – Estudo dos conceitos musicais de dinâmica, intensidade, timbre e altura. – Princípios da composição musical que podem ser aplicados à arte teatral. – Estudo prático / teórico com som. Princípios da emissão vocal e trabalho com instrumentos. 2 – A construção da cena teatral – A musicalidade e a construção da cena – O tempo cênico e o tempo musical – Andamento das ações do ator – A encenação e a música 3 – Questionamentos – Um espetáculo com música é musical? – O que é um ator musical? – Cantar ou não cantar? – Qual a real necessidade da musicalidade?

Currículo:
Jefferson Bittencourt é diretor teatral e músico, graduado em Música e mestrando em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Transita na direção entre o teatro, o cinema e a música. Em 2007 ganhou o prêmio Inovação Fotográfica com o vídeo Olhos de Criança no Festival do Livre Olhar (Flô) em Porta Alegre. É um dos fundadores, em 2001, da Persona Cia. de Teatro, onde dirigiu os espetáculos Castelo de Cartas, E.V.A. e Nem mesmo a chuva tem mãos tão pequenas. Com o espetáculo A Galinha Degolada, apresentou-se em diversas cidades do país participando de projetos importantes como o circuito EmCena Catarina do SESC e do Viagem Teatral, patrocinado pelo SESI – SP. Em 2011 o espetáculo fez parte da programação do Palco Giratório – SESC (turnê nacional) e foi o único representante brasileiro no CASA – Latin American Theatre Festival em Londres. Em 2012, estréia o monólogo A Morte de Ofélia e em 2016, estreia o espetáculo Cena Morta, com texto de sua autoria.

Serviço:
Inscrições abertas, de 5 a 15 de junho, para o curso A ORQUESTRA INVISÍVEL: o trabalho da encenação a partir de conceitos fundamentais da linguagem musical, com Jefferson Bittencourt.
Sesc Dramaturgias – 17 a 26 de junho, 19h às 21h – Sala das Artes Integradas, exceto dia 18 de junho (Espaço Memória), na Unidade Sesc Santa Rita. Carga Horária: 20h.

As inscrições podem ser feitas presencialmente na Unidade Sesc Santa Rita (Rua Dona Geralda, 15, Centro Histórico) ou pelo e-mail inscricoes.ccsp@sesc.com.br
20 Vagas. Todas as atividades são gratuitas
Mais informações pelos números dos telefones: (24) 3371-4516 / 3371-8415

Deixe um comentário

Campos com * são obrigatórios. HTML não é permitido

Realização

Prefeitura de Paraty

Patrocínio

Eletronuclear

Parceria

Jet

Desenvolvimento

Opera2