pt-BR
2021-10-26

Exposições em Aquarelas David Pedrosa

Exposições em Aquarelas David Pedrosa

O Projeto Expedições em Aquarelas, por David Pedrosa, contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura de Angra dos Reis, por meio da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural começa a sua circulação nesta quinta-feira, 16 de setembro, no CIT – Centro de Informações Turísticas de Paraty.

O projeto que propôs uma expedição artística por Angra dos Reis apresenta agora ao público paratiense uma exposição com 74 desenhos em aquarela dos principais cartões postais da cidade natal do artista. Conhecido por ser o fundador da primeira escola de Artes no município, David que já circulou internacionalmente com seu talento apresenta além da exposição, um livro de artes que além dos registros artísticos traz um pouco da história dessas paisagens.

O Projeto Expedições em Aquarelas – Angra dos Reis, por David Pedrosa é uma iniciativa do próprio artista que foi contemplado com o edital da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, com recursos oriundos do Governo Federal, através da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo e transmitida pela  Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio,  da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura da Angra dos Reis.

– As expedições foram um verdadeiro mergulho, um aprofundamento no olhar cotidiano do que vemos na cidade. As paisagens naturais,  urbanas e histórico-culturais saíram de seus cenários para tomar forma nas aquarelas que irão compor o primeiro livro de David, uma espécie de guia da cidade e terá tradução para o inglês, nos formatos impresso e digital informou David.

“Expedições em Aquarelas” contempla o público tradicional das artes plásticas, os insere no mundo digital e atrai a juventude que busca novidade e inovação tecnológica nas linguagens artísticas. Para isto os visitantes da exposição poderão imergir na arte de David Pedrosa apreciando suas obras originais e interagindo através de jogos de memória que propõem o desafio de reconhecer sua própria cidade e os locais desenhados pelo artista, em Angra dos Reis.

Serviço:

Exposição Expedições em Aquarelas

De 16 de setembro a 15 de outubro de 2021

Horário: das 9h às 20h

End: Av. Roberto da Silveira, 01 – Centro, em frente a Praça do Chafariz

Entrada: Gratuita

Sobre David Pedrosa:

David Pedrosa é o criador do movimento Urban Sketchers de Angra dos Reis e maior representante do estilo de desenho da cidade. Fundou a primeira escola de arte da região Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro, em funcionamento há 16 anos, em Angra dos Reis. Trabalha com muralismo, caricaturas, pinturas. Formado em Artes plásticas e pós-graduado em Gestão Educacional, é professor de artes, concursado, do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC), desde 2012, e professor de empreendedorismo. “Portfólio”, sua primeira exposição individual, em Angra dos Reis, acontece na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, em 2007. “A arte de David Pedrosa” exibiu, em 2015, também, na cidade de Angra dos Reis, obras de diversos estilos e técnicas, em comemoração do fato de, há 15 anos, viver da arte. Fez expedições em Angola, na África, nos anos de 2018 e 2019, em parceria com a Fundação Rui de Matos, ministrando, no país africano, para os alunos angolanos, oficinas de desenho, retrato, caricatura, desenho ao ar livre, aquarela, pintura em tela e muralismo. Fruto destes diálogos artísticos é realizada, em 2019, a exposição “Missão Artística Brasil – Angola”, com o objetivo de mostrar ao público angrense toda experiência que teve no país africano. No mesmo ano, ministrou oficina de Urban Sketching para alunos universitários, no Centro Cultural Brasil-Angola. Atualmente, leciona para alunos de várias cidades do Brasil e do mundo com sua escola de arte, 100% digital e on-line.

Deixe um comentário

Campos com * são obrigatórios. HTML não é permitido

Realização

Prefeitura de Paraty

Patrocínio

Eletronuclear

Parceria

Jet

Desenvolvimento

Opera2