pt-BR
2020-09-27

Festa de Nossa Senhora dos Remédios 2020 “Online”

Festa de Nossa Senhora dos Remédios 2020 “Online”
Tendo como tema “Com a mãe passando à frente nossos obstáculos serão superados”, começa no próximo dia 30 de agosto a festa da padroeira de Paraty, Nossa Senhora dos Remédios.
A exemplo do que aconteceu na Festa do Divido deste ano, por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus, está mantida apenas a parte religiosa da festa, que será transmitida pela internet. Já a programação cultural foi cancelada.
Serão dez dias de celebração, incluindo novena, ladainha e missas diariamente, e que terá seu ponto alto no dia 8 de setembro, quando se comemora o dia consagrado à santa. Atendendo às recomendações de isolamento social ainda necessárias, a igreja permanecerá fechada. Apenas membros das equipes de liturgia, música, da Pascom e dos festeiros, além de ministros, acólitos e coroinhas, estarão presentes.
Os devotos de Nossa Senhora dos Remédios poderão acompanhar todas as celebrações religiosas pelo YouTube da Pascom Paraty, diariamente às 19h, entre 30 de agosto e 8 de setembro.
Uma tradição das festas religiosas de Paraty – a participação de padres de outras paróquias celebrando com a nossa comunidade –, que precisou ser interrompida no auge da pandemia, voltará a acontecer na festa da padroeira. Neste ano, participarão os padres Wagner Souza – Itaguaí/RJ; Mauro Brandão – Perequê – Angra dos Reis/RJ; Gilberto Stanisce – Jacuecanga – Angra dos Reis/RJ; Gilson Cruz – Frade – Angra dos Reis/RJ; e Luís Carlos Zotesso – Balneário – Angra dos Reis/RJ.
A Igreja Matriz estará enfeitada para render homenagem à padroeira dos paratienses, como acontece há mais de 300 anos em nossa cidade. A festa de Nossa Senhora dos Remédios tem sua origem na França, de onde se espalhou pela Península Ibérica e chegou ao Brasil.
Em Paraty, a veneração à santa começou no século XVII, quando, em 1640, a paratiense Maria Jácome de Mello doou parte de sua sesmaria para que se construísse um novo povoado, exigindo, em contrapartida, que se construísse uma capela em louvor a Nossa Senhora dos Remédios, de quem era devota. Em pouco tempo, a população se reunia para celebrar a santa que se tornaria a padroeira da cidade.
Assim como ocorreu nas outras festas paroquiais, e em comum acordo entre o pároco e os festeiros de 2020, decidiu-se que ficarão mantidos os festeiros de Nossa Senhora dos Remédios deste ano para 2021.
Texto de Marcelo de Valécio

Clique na imagem para ver a programação completa:

O Festival Aves de Paraty que estava programado para acontecer no mês de Setembro foi adiado para 16 e 17 de outubro.

Deixe um comentário

Campos com * são obrigatórios. HTML não é permitido

Realização

Prefeitura de Paraty

Patrocínio

Eletronuclear

Parceria

Jet

Desenvolvimento

Opera2