A Secretaria Municipal de Turismo de Paraty realizou na última, quarta-feira (23), uma visita às comunidades de Paraty-Mirim e da Aldeia Guarani de Itaxi. Estiveram presentes a Secretária Adjunta de Turismo, Sandra Barros, e a servidora Daniele Elias Santos, responsável pela gestão do TBC junto à Sectur.
Entendendo a necessidade de desenvolver e potencializar o Turismo de Base Comunitária (TBC), a visita serviu de forma a escutar para melhor entender as demandas das duas localidades. Foram avaliados projetos e ideias dos moradores em relação ao formato de turismo que se almeja, para, a partir daí, buscar maneiras de organizar, estruturar e qualificar tanto os serviços que já são oferecidos, quanto outros, com potencial de implementação.
O Turismo de Base Comunitária fortalece o protagonismo local, valoriza a história, a cultura e o modo de vida das Comunidades Tradicionais, dando enfoque aos princípios da economia solidária, geração de trabalho e renda, envolvendo a juventude, as mulheres, além de valorizar o imenso conhecimento dos mais velhos.
Paraty é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial e Cidade Criativa da Gastronomia.
Desenvolver e fomentar o Turismo de Base Comunitária no município é garantir que os povos e comunidades tradicionais permaneçam em seus territórios com qualidade de vida, dignidade, tendo a sua cultura valorizada, fortalecida e repassada de geração para geração.