De um lado as montanhas. Do outro o mar. No meio, o centro histórico mais charmoso que você vai encontrar. Isso é Paraty, cidade histórica da Costa Verde, cheia de histórias e por onde saía o ouro rumo à Portugal. Se você tem curiosidade de fazer uma viagem ao passado, definitivamente vai se apaixonar. Se você prefere curtir os encantos do presente, também vai se apaixonar. Paraty te abraça desde a chegada e não à toa muitos brasileiros e estrangeiros largam tudo e decidem viver lá.
Leia também: Paraty | Charme e cultura entre o mar e as montanhas da Costa Verde
Em qualquer destino, em qualquer lugar do mundo, um guia irá enriquecer a sua viagem. São informações e detalhes que é impossível descobrir sozinho, a menos que você seja um grande estudioso de história. Por isso, em uma cidade histórica e cheia de histórias, a contratação do guia para percorrer as ruas do centro histórico é muito interessante. Você verá detalhes que jamais imaginaria com a explicação do dia. Esse passeio, que geralmente dura algumas horas da manhã ou da tarde, fará você enxergar tudo com outros olhos.
Além disto, o guia também é fundamental em outros passeios, como, por exemplo, quando você entra dentro da floresta. Um dos exemplos é a observação de aves (são 448 espécies), pois sem ter um guia qualificado é bem complicado. Para os passeios de caiaque, que duram em média 4 horas e explorar ilhas e praias, é importante ter um guia, pois você irá para o mar, e se perder é muito fácil e o tempo pode virar. As caminhadas, como a Volta da Juatinga, que dura 5 dias, e a Pão de Açúcar do Mamanguá, que tem 1,5 quilômetro e demora entre 45 minutos e 1 hora.
Saiba+
https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=526&t=16134