SONORA FESTIVAL – Festival Internacional de compositoras de Paraty
DIA 16 DE OUTUBRO | 18H ÀS 22H | CASA DA CULTURA
O Sonora Festival Internacional de Compositoras é um festival que surgiu no Brasil em 2016 a fim de dar visibilidade e legitimar a presença da mulher compositora no cenário musical, estimulando o seu fortalecimento no âmbito individual por meio da coletividade. O projeto surgiu da hashtag #mulherescriando, que foi criada pela musicista Deh Mussulini para romper o imaginário de que existem poucas compositoras, ou seja, mulheres que criam sua arte.
Com grande repercussão, algumas compositoras espalhadas pelo Brasil conversaram sobre a ideia de fazer um festival, que hoje intitulamos Sonora: Amorina, Bia Nogueira, Deh Mussulini e Flávia Ellen (Belo Horizonte), Ana Luisa Barral (Salvador), LaBaq (São Paulo), Ilessi (Rio de Janeiro) e Isabella Bretz (BH, Lisboa e Dublin). Essas foram as pessoas que pensaram sua forma e conceito.
A partir daí, outras mulheres foram entrando para a rede e agregando ideias e iniciativas. O processo de gestão e produção do festival é todo executado por mulheres (cis e transgênero), de forma colaborativa, a partir da construção de uma rede de compositoras-produtoras.
O Sonora é organizado através de um núcleo de coordenação geral/mundial (Amorina, Deh Mussulini, Isabella Bretz e Joana Knobbe) e um núcleo de produção local em cada cidade onde é realizado.
Em Paraty é produzido pela Oju Obá Produção Cultural, formada por Joana Marinho, José Alcântara e Pollyanna Aires, responsáveis pela produção do grupo As Iyagbás, entre outros eventos.