pt-BR
2025-02-01

PROGRAMA 2018 DO FESTIVAL ESTAÇÕES MUSICAIS

PROGRAMA 2018 DO FESTIVAL ESTAÇÕES MUSICAIS
FESTIVAL ESTAÇÕES MUSICAIS EM PARATY 
Estações Musicais é uma iniciativa das Secretarias de Turismo e Cultura em parceira com o Comtur, Pólo Gastronômico e Paraty Convention & Visitors Bureau, e tem como duplo objetivo agregar valor a Paraty como destino referência em turismo cultural e fomentar a formação e produção musical da cidade. Este ano serão 33 apresentações de música instrumental e de câmara nas igrejas do Rosário e Santa Rita, no Forte Defensor Perpétuo e na Casa da Cultura de 13 abril a 31 de dezembro.
A temporada 2018 do festival Estações Musicais em Paraty inicia-se este fim de semana, com a volta da Camerata Jovem do Rio de Janeiro, em concerto no sábado 14 de abril no Forte Defensor Perpétuo às 16h. Na sexta-feira, 13 de abril, a orquestra jovem fará intervenções do tipo flashmob nas praças do Chafariz e da Matriz, convidando para o concerto no dia seguinte.

13 de abril, sexta-feira | 20h-21h: flashmob nas praças do Chafariz e da Matriz
Serie Fazendo Sala
Camerata Jovem do Rio de Janeiro

14 de abril, sábado | 16h: Forte Defensor Perpétuo
Serie Fazendo Sala
Camerata Jovem do Rio de Janeiro

A Camerata Jovem do Rio de Janeiro encerrou o Estações Musicais de 2017, em dois concertos de grande sucesso na Igreja do Rosário e no Forte Defensor Perpétuo. A orquestra de jovens tinha acabado de voltar de sua primeira turnê internacional – Alemanha e Holanda, incluindo o célebre Concertgebow.
A Camerata Jovem do Rio de Janeiro é composta por 14 músicos com idades entre 14 e 20 anos, moradores de comunidades pobres do Rio de Janeiro, conhecidas como favelas: Complexo do Alemão, Morro dos Macacos, Pavão-Pavãozinho e Morro da Babilônia.

O primeiro contato dos jovens com a música foi há 5 anos atrás nos Núcleos de Música da Ação Social pela Música do Brasil. Apesar do pouco tempo conseguiram notável desempenho e já se apresentaram em palcos consagrados do Rio de Janeiro, como a Cidade das Artes, Teatro Municipal, Sala Cecília Meireles entre outros. Em algumas dessas apresentações foram convidados a tocar com renomados músicos, como o compositor e violonista Yamandu Costa e o famoso pianista Lang Lang. Nos últimos anos participaram do Festival Internacional de Música de Londrina no Estado do Paraná e do Festival Internacional de Música de João Pessoa, no Estado da Paraíba, obtendo grande sucesso.

A primeira turnê internacional da Camerata Jovem do Rio de Janeiro lhes proporcionou duas matérias no Jornal Nacional (veja os links abaixo). A orientação musical da orquestra é do violinista e maestro Laércio Diniz e a coordenação geral de Fiorella Solares.

 

Deixe um comentário

Campos com * são obrigatórios. HTML não é permitido

Realização

Prefeitura de Paraty

Patrocínio

Eletronuclear

Parceria

Jet

Desenvolvimento

Opera2