Paraty, que é uma cidade tradicionalmente católica, hoje reúne moradores que praticam outros credos, em sua maioria, cristãos. E a Páscoa, considerada a mais antiga e importante comemoração cristã, também denominada Domingo de Ressurreição, é uma data religiosa cheia de significados que celebra a Ressurreição de Cristo após sua crucificação.
Carregada de simbolismos e costumes, o período pascal começa no Domingo da Ressurreição e termina 50 dias depois, no Domingo de Petencostes.
Na nossa cidade este período costuma ser intensamente esperado, comemorado e observado – por preparar os fiéis para a chegada do Divino Espírito Santo.
Este ano, em que o mundo se recolhe devido à pandemia, muitas comemorações deixarão de acontecer como de costume, mas continuarão sendo celebradas por fiéis como Dona Filhinha (foto).
Exemplo de Fé, esta senhora, de 92 anos, se manteve ocupada em meio à quarentena, como faz todos os anos, preparando as flores amarelas que enfeitarão a igreja para o Sábado de Aleluia.
Que a Páscoa, que precede a chegada do Divino Espírito Santo, possa ser celebrada por cada um de nós, a seu modo, e que esta “passagem” – verdadeiro significado da palavra páscoa – fortaleça nossa Fé. Dias melhores virão.