Com a aproximação do Carnaval a Prefeitura de Paraty busca medidas preventivas como forma de minimizar o impacto causado pelo número de turistas na cidade, principalmente pelo cancelamento do Carnaval em cidades já tradicionais como São Luiz do Paraitinga e São Paulo o que irá aumentar o fluxo de turistas na cidade que já recebe um grande número de foliões. O Centro Histórico é o foco da preocupação, já que concentra a maior parte da programação do feriado.
Nesta terça-feira, 24 de janeiro, o Secretário de Turismo, Gabriel Ramos Costa e Adjunta Rosana Gonçalves, convocaram uma reunião com os representantes da Polícia Militar, onde discutiram a definição de um plano de segurança.
Visando a garantia de um evento organizado e seguro, o responsável da Polícia Militar pela região Tenente Rodrigo Salvador de Moraes, informou que a PM planeja colocar um efetivo maior nas ruas. Além disso, teremos o apoio de viaturas vindas de outros batalhões, que ficarão localizadas em pontos estratégicos, inibindo brigas e confusões que possam acontecer durante a passagem dos blocos carnavalescos e durante a dispersão dos foliões.
Além disso, teremos novamente o Polígono de Segurança que servirá como base de apoio e atendimento para os órgãos de segurança e ficará em local estratégico entre a Igreja da Matriz e a quadra de esportes da Praça da Matriz, de maneira que fiquem visíveis a todos os foliões.