Andar pelas charmosas ruas de pedras irregulares de Paraty te faz viajar sem escalas direto para o século 18. Considerada pela Unesco como “o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso do País”, a cidade localizada no litoral do estado do Rio de Janeiro – a cerca de 250 quilômetros da capital fluminense – tem marcos importantes na história do Brasil durante o período colonial com o Ciclo do Café e do Ouro.
Usando as trilhas construídas pelos índios Guaianás, os portugueses criaram uma rota de escoamento do ouro e pedras preciosas das Minas Gerais direto para o porto da cidade com destino a Portugal. Por causa de ataques de piratas, uma nova Estrada Real foi construída tirando Paraty do foco e levando a região a sofrer isolamento econômico durante décadas.
Com suas construções e paraísos naturais muito bem preservados por quase um século, a cidade voltou a crescer só na década de 1970 com a abertura da rodovia BR 101 (Rio- Santos), dando início ao Ciclo do Turismo. Paraty também é berço de eventos culturais de projeção internacional como a FLIP (Festa Literária de Paraty) e o Bourbon (Festival Internacional de Jazz), fazendo com que a cultura e tradições da cidade continuem vivas para os turistas que a visitam.
Com um clima sempre agradável, reserve pelo menos quatro dias para conhecer e se apaixonar pela cidade. Confira nossas dicas!
Leia +
https://brasilturis.com.br/paraty-um-destino-para-todos-os-gostos/