Paraty recebe nova temporada do festival Estações Musicais
De abril a dezembro vão ser 33 apresentações
A Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria de Cultura e da Secretária de Turismo, da Casa da Cultura e do Conselho Municipal de Turismo – Comtur – apresenta a temporada 2018 do festival Estações Musicais em Paraty. As apresentações acontecem a partir de 13 de abril, onde ao longo do ano o público vai poder apreciar música instrumental e de câmara em local privilegiado – igrejas de Santa Rita e do Rosário, Casa da Cultura e Forte Defensor Perpétuo, com sua vista para o mar ao cair da tarde.
Na próxima sexta-feira, 13, a Camerata Jovem do Rio de Janeiro fará no começo da noite nas praças de Paraty performances do tipo flashmob, convidando para o Concerto de Abertura da temporada no Forte Defensor Perpétuo sábado, 14, às 16h.
Até 1º de dezembro vão ser 33 apresentações de música instrumental e de câmara. Com o duplo objetivo de oferecer um atrativo a mais para uma cidade tida como referência em turismo cultural e o fomento à produção e formação musical em Paraty. A programação se norteia pela busca da excelência e da diversidade – indo da música antiga à contemporânea, passando pela instrumental brasileira e pelo jazz – e mantém um equilíbrio entre os músicos convidados a Paraty e os da cidade, também estimulando o intercâmbio entre eles.
Em 2018, esse intercâmbio será intensificado com as Estadias Musicais: o músico convidado permanece mais dias em Paraty, onde vai desenvolver um trabalho com alunos e músicos da cidade com apresentações em concerto. Serão duas este ano: Benjamim Taubkin, em abril, e Ana de Oliveira, em junho.
Série Casa Instrumental
Outro projeto de intercâmbio: a cada mês, um músico da cena da música instrumental brasileira vem à cidade para um workshop, ensaios e show com músicos paratienses. Em 2018: Fabio Gouvea, Luiz do Monte, Rodrigo Braz e Thiago do Espirito Santo.
Série Fazendo Escola
Grupos de alunos avançados de outras instituições de educação musical e grupos formados a partir de oficinas, como um incentivo aos alunos de música da Casa da Cultura. Em 2018: a Camerata Jovem do Rio de Janeiro, da Ação Social pela Música, e a Camerata Barroca do Projeto Aprendiz de Niterói.
Série Feito em Casa
Grupos de música instrumental já em atividade em Paraty; grupos formados por alunos e professores da Casa da Cultura. Em 2018: Java Quarteto, Randhal Oliveira, Orquestra Popular de Paraty, Oficina de Música Universal, Grupo de Música de Câmara da Casa da Cultura, o recém-formado Nova Safra e o Grupo de Música Instrumental da Casa da Cultura, entre outros.
Série Fazendo Sala
Grupos de música de câmara e instrumental já consagrados vindo se apresentar em Paraty – e se encontrando com alunos e músicos da cidade. Em 2018: Simone Sou & Oleg Fateev, Carlos Malta, Lulinha Alencar & Mestrinho, Quinta Essentia, Quarteto Grave e Trio Capitu, entre outros.
A primeira edição do Estações Musicais ocorreu no segundo semestre de 2017, com 23 apresentações em suas diferentes séries e locais, atingindo um público de cerca de 3 mil pessoas. Diego Carneiro, a Orquestra Jovem do Equador, Gabriel Nóbrega e Banda Silibrina, Projeto Coisa Fina, Quartessência quarteto de saxofones e Ana de Oliveira duo foram alguns dos músicos que vieram a Paraty, onde dividiram a programação com artistas locais. Além de realizarem oficinas com alunos de música da Casa da Cultura.
O festival Estações Musicais é uma iniciativa da Secretaria de Cultura, em parceria com a Casa da Cultura de Paraty, Secretaria de Turismo, Comtur, Pólo Gastronômico de Paraty e Paraty Convention & Visitor’s Bureau, com o apoio da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios e do Instituto Brasileiro de Museus.
Confira a programação de Abril e Maio:
ABRIL
13 sexta
19h/20h | Praças do Chafariz e Matriz
Camerata Jovem do Rio de Janeiro
Flashmob convidando para o concerto de abertura
14 sábado
16h | Forte Defensor Perpétuo
Série Fazendo Escola
Camerata Jovem do Rio de Janeiro
Concerto de abertura
20 | sexta
21h | Casa da Cultura
Série Feito em Casa
Diálogo de Guitarras
Java Carneiro, Lucas Dutra e convidados
25 a 28 | Casa da Cultura
Estadias musicais: Benjamim Taubkin
De 25 a 28, oficina com músicos de Paraty preparando
o concerto no sábado.
26 quinta
20h | Conversa com Marcos Caetano Ribas
O Núcleo Contemporâneo e o Teatro Espaço
27 | sexta
20h | Filmes:
Música na Serrinha
O piano que conversa
28 | sábado
21h
Benjamim Taubkin e músicos de Paraty
MAIO
5 sábado
21h | Casa da Cultura
Série Casa Instrumental
Fabio Gouvea, guitarra e baixo, e músicos de Paraty
11 sexta
21h | Casa da Cultura
Série Feito em Casa
Orquestra Popular de Paraty
12 sábado
16h | Forte Defensor Perpétuo
Série Feito em Casa
Grupo de Música de Câmara da Casa da Cultura
18 sexta
21h | Casa da Cultura
Série Fazendo Sala
Simone Sou e Oleg Fateev, bateria e acordeão:
entre as muitas músicas do Brasil e do mundo