Reabertura e estreia de novas exposições da Casa da Cultura de Paraty acontecem na próxima terça-feira.
Descobrir as particularidades que tornam Paraty um lugar extraordinário no mundo, a ponto de ser reconhecido pela Unesco com o título de Patrimônio Mundial, como sítio misto – Cultura e Biodiversidade -, é um dos objetivos das novas exposições da Casa da Cultura de Paraty, que irá reabrir ao público na próxima terça-feira, 13 de outubro.
O retorno das atividades da Casa está pautado na obtenção do título, que deu início a um processo de reposicionamento e atualização da instituição. Hoje, para além do seu valor já manifestado do ponto de vista simbólico, de identidade e educativo, a Casa da Cultura deseja ser uma propulsora do Patrimônio.
Nas exposições “Paraty, Cultura e Biodiversidade”, “Caminhos do Mar”, “Farinha da Terra”, “Saberes e Fazeres: Armazém Paraty” e “Cirandeiros de Paraty: retratos de caiçaras por um caiçara”, construídas em parceria com a Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, os visitantes viverão a experiência de imergir na cultura viva e natureza exuberante da cidade.
Entre as novidades deste novo ciclo está a cartografia de saberes e fazeres de Paraty, que irá mapear ofícios e conhecimentos tradicionais, dos povos caiçara, quilombola e indígena, de forma colaborativa, com a participação do público.
Através de indicações feitas pelo site da Casa da Cultura será possível localizar onde estão os nossos artesãos, casas de farinha e a agricultura familiar, riquezas que estão por todo o território.
Seguindo os protocolos de saúde, a Casa da Cultura está pronta para celebrar o Patrimônio Mundial e convida a todos para descobrir mais sobre ele em uma visita guiada.
Contato
Telefone: (24) 3371-2800
E-mail: faleconosco@casadaculturaparaty.org.br