Uma das principais cidades coloniais brasileiras do Ciclo do Ouro, Paraty (RJ) teve a candidatura a Patrimônio Mundial aceita pelo Centro do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no mês passado.
Elaborado em parceria entre Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Ministério do Meio Ambiente, “o dossiê apresenta Paraty como sítio misto, pelo excepcional valor cultural e natural”, destaca o Iphan por meio de um comunicado. Caso seja aprovado, será o primeiro sítio misto brasileiro a ser inscrito na Lista do Patrimônio Mundial.
Os limites do sítio incluem os territórios de áreas protegidas além do centro histórico de Paraty, como o Parque Nacional da Serra da Bocaina e o Parque Estadual da Ilha Grande. Em setembro, a cidade irá receber a Missão de Avaliação de especialistas do Conselho Internacional de Monumentos e Sítos (Icomos), órgão assessor da Unesco. A expectativa é que Paraty seja reconhecida pelo Comitê do Patrimônio Mundial em 2019, diz o Iphan por meio de um comunicado.
Saiba+
https://www.turismoetc.com.br/mercado/paraty-esta-na-rota-do-patrimonio-mundial-da-unesco/