Estão programadas atividades religiosas e culturais, que acontecerão no Centro Histórico
Rio – Principal celebração religiosa de Paraty, a Festa do Divino vai tomar as ruas da cidade da Costa Verde. Declarada Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a tradicional festividade começará nesta sexta-feira, dia 31, e se estenderá até 9 de junho.
Na programação, atrações religiosas e culturais. Durante os dez dias da festa acontecerão missas e ladainhas, além de apresentações de danças típicas — entre elas o Marrapaiá e a Dança das Fitas — e musicais. Todas as atividades serão realizadas no Centro Histórico.
Para o segundo sábado da festividade — 8 de junho — está programado o tradicional almoço do Divino, com distribuição de bebida e comida na Praça da Matriz. Realizada há mais de três séculos no Brasil, a Festa do Divino teve origem em Portugal e celebra o Domingo de Pentecostes, que ocorre cinquenta dias depois da Páscoa.
Em 2019, a Festa do Divino terá uma programação musical com artistas locais como Karina Braz e a banda Frank Cadillac, além de nomes nacionais. Entre eles, o sambista Dudu Nobre e o cantor e compositor Renato Teixeira. Já entre os dias 3 e 5 de junho, o DJ Bebeto vai comandar a festa.
Atribuída à Rainha Isabel (1271-1336), a Festa do Divino é celebrada em Paraty desde o século XVIII. Devido sua importância cultural, há quatro anos o festejo foi declarado Patrimônio Imaterial pelo Iphan. “Do ponto de vista do turismo, a questão da festa se tornar Patrimônio Cultural aumenta não só a importância religiosa, mas também a responsabilidade da cidade em realizar um evento grande que cada ano recebe mais turista de diversos segmentos”, destaca Edson Moura, secretário de Turismo.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL (PRAÇA DA MATRIZ)
31/5
22h30 – Karina Braz
1º/6
18h – Jongo do Quilombo do Campinho
22h30 – Samba de Rosena
2/6
22h – Dudu Nobre
3/6 a 5/6
21h – DJ Bebeto
6/6
22h – Show de Calouros
7/6
22h30 – Renato Teixeira
8/6
12h – Almoço com a Velha Guarda
21h30 – Homenagem ao Imperador com danças típicas: Marrapaiá, Dança das Fitas e Ciranda de Tarituba.
23h – Fabio Biggie
00h – Frank Cadillac
9/6
22h – Joel e banda