No último domingo a TV Brasil exibiu a matéria sobre Paraty no programa Caminhos da Reportagem I Riquezas da Nossa Terra: Uma dose de Paraty.
Para quem não conseguiu assistir é só acompanhar pelo canal do YouTube!
Em Paraty, seis empresas familiares produzem anualmente de 350 a 400 mil litros de cachaça artesanal. A maior parte é vendida para os turistas que passeiam pela cidade. O Caminhos da Reportagem, em parceria com o Sebrae, visitou cachaçarias que usam o selo da Indicação Geográfica (IG). A IG reconhece lugares que são famosos pela tradição e qualidade na oferta de um produto. O modo de fazer a cachaça passado de geração em geração desde os tempos coloniais fez da cidade histórica do Sul Fluminense a primeira do Brasil, em 2007, a ser reconhecida como Indicação Geográfica pela produção da mais brasileira das bebidas. A nossa equipe conheceu as ruínas dos antigos engenhos de açúcar com o produtor que está há mais tempo em atividade em Paraty, Eduardo Mello, da cachaçaria Coqueiro. Ele e a família preservam a receita dos antepassados, que começaram a produzir cachaça em 1803. Aprendemos sobre as diferentes etapas do processo de produção na cachaçaria Pedra Branca. O proprietário, Lúcio Gama Freire, mostrou como é separado manualmente o coração da cachaça, a parte da bebida destilada que vai para a maturação, armazenamento e envelhecimento. Provamos também a cachaça orgânica produzida por Maria Izabel no sítio Santo Antônio, na margem da baía de Paraty. Ela prepara o fermento à base de cana no fogão a lenha da casa onde mora. “Tudo aqui está interligado. É da terra que vem a cana, então a gente cuida da terra e a terra cuida da gente”, diz a produtora. A IG foi um passo fundamental para a valorização da cachaça artesanal de Paraty, que vive um momento de ascensão, com prêmios, experimentação de blends, desenvolvimento de licores e drinks e busca de novos mercados. Os irmãos e sócios Paulo e Carlos José Miranda, da Paratiana, fazem experiências com o envelhecimento da cachaça em madeiras brasileiras. Cada uma garante um sabor diferente à bebida. Misturando esses produtos (por exemplo, a aguardente envelhecida no barril de amburana com a do tonel de jequitibá), eles criam novos rótulos e colecionam prêmios em festivais internacionais de destilados. No Quilombo do Campinho, a nossa equipe conheceu o drink Mata Atlântica, premiado numa das edições do Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty. A bebida é feita com cachaça e juçara, uma palmeira cujos frutos são muito presentes na alimentação e na economia dos povos tradicionais da região.
Este episódio é o primeiro da série de 12 programas realizados em parceria com o Sebrae que vão mostrar produtos das Indicações Geográficas brasileiras. Conheça a programação da sua TV Brasil: http://tvbrasil.ebc.com.br/ Siga a TV Brasil nas redes sociais: Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil Twitter – https://twitter.com/TVBrasil Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
Texto: TV Brasil