2º FESTIVAL INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA DE GAZIANTEP
A cidade de Paraty, por meio de sua Secretaria de Cultura, foi convidada pelo segundo ano seguido a participar do Festival Internacional de Gastronomia de Gaziantep, junto aos demais representantes da Rede de Cidades Criativas pela Gastronomia da UNESCO. O evento acontece dos dias 12 a 15 de setembro de 2019 e será custeado pelo governo de Gaziantep, incluindo transporte, alimentação e hospedagem para dois representantes.
Localizada no sudoeste da região da Anatolia, na fronteira com a Síria, Gaziantep é membro da Rede das Cidades Criativas da UNESCO desde 2015, destacando-se pelo dinamismo de seu setor gastronômico: 60% de seus 2 milhões de habitantes trabalham na área e 50% das empresas tem no alimento, principalmente temperos, cereais e frutas secas seu principal produto. O festival acontecerá durante a época de colheita do pistache, considerado o “Ouro Verde” do município.
O encontro faz parte da agenda anual da Rede e visa fortalecer as experiências entre as cidades e os diversos atores deste setor, possibilitando o estabelecimento de parcerias, intercâmbios, desenvolvimento sustentável do turismo e divulgação das referentes cidades junto a um público global.
Para definirmos os representantes da cidade neste evento, foi realizado um processo seletivo que contou com análise inicial de aproximadamente 70 interessados, sendo pré-selecionados e em seguida entrevistados de acordo com critérios e perfil estabelecidos em conjunto com a organização do evento e a equipe Paraty: Cidade Criativa, da Secretaria de Cultura. Para os demais encontros da Rede novas convocações serão realizadas, fique atento!
Marcella Castro atendeu a todos os critérios com excelência e será a representante de nossa cozinha na Turquia. Uma prévia de sua apresentação poderá ser conferida em uma aula show na Festa de N. Srª dos Remédios – acompanhe a página para maiores detalhes!
Yara Ercolin foi a escolhida para fazer a representação institucional, atendendo também a todos os critérios e atingindo o objetivo de valorizar os servidores efetivos e aproximar os títulos recém conquistados ao CIT, local estratégico para a difundir as marcas e desenvolver a cooperação entre turistas, produtores locais e consumidores.
Ambas terão como foco valorizar as tradições culinárias, incentivar o empreendedorismo no setor da gastronomia e o desenvolvimento sustentável em todas as etapas da cadeia produtiva.