Com o tema “Maria, Rainha da Paz, alegremo-nos e exultemos no Senhor”, começa no próximo dia 30 de agosto a festa da padroeira de Paraty, Nossa Senhora dos Remédios. Serão dez dias de celebração, incluindo terço, novena, ladainha, procissão e missa diariamente, e que terá seu ponto alto no dia 8 de setembro, quando se comemora o dia consagrado à santa.
Já se tornou uma tradição padres de diversas paróquias serem convidados para celebrar junto com a comunidade de Paraty. Participarão os padres Gilberto Stanisce, de Jacuecanga, Agra dos Reis (RJ), Alessandro Henrique Coelho, de Ilha Bela (SP), e Fábio Nogueira de Sá, de Cunha (SP). Neste ano, também o bispo diocesano Dom Frei José Ubiratan Lopes estará presente, para a ordenação diaconal de João Lucas Castro Braz e Wagner Emídio de Souza, que acontecerá no dia 31 de agosto, durante a festa.
Igreja matriz e ruas já estão enfeitadas para render homenagem à padroeira dos paratienses, como acontece há 300 anos. A festa de Nossa Senhora dos Remédios tem sua origem na França, de onde se espalhou pela Península Ibérica e chegou ao Brasil. A fé na santa começou em Paraty no século XVII, quando, em 1640, a paratiense Maria Jácome de Mello doou parte de sua sesmaria para que se construísse um novo povoado, exigindo, em contrapartida, que se construísse capela em louvor a Nossa Senhora dos Remédios, de quem era devota. Em pouco tempo, a população se reunia para celebrar a santa que se tornaria a padroeira da cidade.
Shows musicais e barracas de comidas típicas no entorno da Igreja Matriz, para onde a população se dirige após as celebrações religiosas, fazem parte da programação cultural da festa. São esperados fiéis de todos os lugares do Brasil e do exterior para homenagear Nossa Senhora dos Remédios e conhecer uma das festas mais importantes de Paraty.
Texto de Marcelo de Valécio
Publicado por Pascom Paraty em Terça-feira, 28 de agosto de 2018