De 08 a 17 de novembro, Igreja do Rosário
Em Paraty sob o domínio e influência dos portugueses, os negros africanos começaram a cultuar Nossa Senhora do Rosário, considerada a protetora dos escravos. Logo, sua devoção foi associada a São Benedito, o Santo Negro, surgindo muitas irmandades desse santo em todo o Brasil, assim como em Paraty – onde a forte tradição da Festa do Divino influenciou a Festa de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, unindo ao rei e a rainha negros, o ritual da coroação, entrega do manto e cetro, também existentes nos festejos do Império do Divino.
Junto ao Museu de Arte Sacra, foram feitas pesquisas para o resgate do modelo das opas e murças usadas na procissão, assim como do figurino do rei, rainha e corte de mucamas de São Benedito.
A Feste de Nossa Senhora e São Benedito de 2019 será abrilhantada pela Banda Santa Cecília e a Folia de São Benedito com o apoio da Secretaria de Cultura de Paraty. Durante os dez dias de festa, às 19h30 missa e ladainha na Igreja do Rosário. Todos os dias às 19h saída das bandeiras da residência do Festeiro, no Pontal.
A novena iniciou-se dia 8 de novembro (sexta), e o encerramento será dia 17 de novembro (domingo). No sábado (16), após a missa solene acontecerá a tradicional coroação do rei e da rainha.