Em sua oitava edição, a Mostra Bordados Poéticos de Paraty tem como tema de reflexão o território, a cartografia e os caminhos partilhados por cada um em suas trajetórias pessoais e coletivas. O FIO-PERCURSO nos remeterá as conexões, aos encontros que vivenciamos em nosso cotidiano. Responderam a esse chamado 46 bordadeiras de diversos estados do país como Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e o Rio de Janeiro. Trinta bordados foram selecionados e estão expostos junto com os trabalhos do Grupo Bordados Poéticos, nas obras Fio do Afeto, e nas obras coletivas Risco, realizada com a designer Marcela Carvalho, e os Postais Cartografia do Afeto, desenvolvido com o Coletivo Bordazul, de Maceió (AL).
PROGRAMAÇÃO
Abertura da exposição Bordados Poéticos no dia 18 de outubro, quinta-feira, às 20h, na Unidade Sesc Santa Rita – Rua Dona Geralda, 15, Centro Histórico, Paraty, RJ.
Narração de Histórias “CONTOS DO FIO”, com a contadora de histórias Marcela Carvalho
Dia 19/10, sexta-feira
Horário: Das 15h às 16h
Público alvo: crianças de todas as idades
Local: Sala de Artes Integradas, na Unidade Sesc Santa Rita – Rua Dona Geralda, nº 15 – Centro Histórico
O fio condutor das narrativas apresentadas ao público é _ o FIO. Fio fiado na roca, fio que é filho no interior do Brasil. Cada conto puxa o fio da memória e é emendado com outro fio de um novo conto. Com brincadeiras, sonoridades e práticas sensíveis de convidar os ouvintes, apresentamos uma sessão de contos que reúne três histórias de tradição oral encontradas no folclore brasileiro. O fio atravessa o tempo e o destino; o trabalho na repetição; o amor e a beleza das transformações visuais em A Velha a fia, As três Velhas e a Velha e o Gato.
Bate-papo “FIO-PERCURSO: REFLEXÕES SOBRE O BORDADO COMO MEDIADOR DE PRÁTICAS DE CUIDADO E A CONSTRUÇÃO DE SI”, com Izabela Pucu, Gabriela Serfaty, Mariana Guimarães e Nina Silva.
Dia 20/10, sábado
Horário: Das 19h30 às 21h
Público alvo: Público geral
Local: Sala de Artes Integradas, na Unidade Sesc Santa Rita, Rua Dona Geralda, nº 15 – Centro Histórico
Debate sobre a prática do bordado na contemporaneidade, tecendo relações com a cartografia, a memória, a arte contemporânea e as histórias particulares e coletivas. Temas investigados durante todo o ano nas imersões realizadas pelo Sesc Paraty e Coletivo ConFio.
Serviço:
Exposição Bordados Poéticos
Dia 18 de outubro a 25 de novembro – De terça a sexta-feira, das 10h às 19h, sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h, na Unidade Sesc Santa Rita, Rua Dona Geralda, 15, Centro Histórico.
Todas as atividades são gratuitas
Mais informações pelos números do telefone: (24) 3371-4516 e 3371-8415