26 de outubro, sexta | 21h | Casa da Cultura de Paraty
A Série Feito em Casa: do Festival Estações Musicais volta esta semana com um concerto do Grupo de Música de Câmara da Casa da Cultura nesta sexta, 26 de outubro.
Serie Feito em Casa
Grupo de Música de Câmara da Casa da Cultura em solos, duo e trio
Iago Pereira, violino
Elivelton Alves, viola
Alexandre dos Santos, violoncelo
Para este concerto, os professores Iago Pereira, violino, Elivelton Alvez, viola, e Alexandre dos Santos, violoncelo, prepararam um programa destacando algumas obras fundamentais para seus instrumentos em solo, duo e trio:
Bach:
Suíte I para viola solo – Prelúdio
Suíte III para violoncelo solo – Sarabande
Sonata I para violino solo – Adágio
Handel (arr. Halvorsen)
Passacaglia para violin e violoncello
Beethoven:
Trio op. 9 no.3 em dó menor
Iago Pereira iniciou seus estudos de violino aos 10 anos no projeto social da cidade de Volta Redonda, logo ingressando na Orquestra de Cordas. De 2008 a 2014 integrou a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, participando de várias turnês em capitais do Brasil e do documentário “Pare, Olhe e Escute”. Em 2012, ingressou na Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica onde atuou como spalla, e em 2014 fez na mesma instituição uma Residência Artística, atuando como monitor e como musico convidado na Orquestra Petrobras Sinfônica. Desenvolve atividades como professor desde 2010, e cursa atualmente o Bacharelado em Violino na Universidade Federal do Rio de Janeiro na classe do professor Fabio Peixoto, tocando como convidado em concertos da Sinfonietta Carioca, Orquestra Petrobrás Sinfônica e Orquestra Sinfônica Brasileira, contando também com a orientação da violinista Ana de Oliveira.
Elivelton Alves teve como professores de viola Mariana Salles, Daniel Albuquerque, Diemerson Sena, entre outros, e atualmente estuda com Gabriel Marin. É chefe de naipe das violas e solista da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, e professor de Viola no projeto Música nas Escolas em Barra Mansa. Com a OSBM, participou da Turnê Brasileira do Balé Kirov e da Turnê Brasileira do Teatro Alla Scala de Milão, bem como da Mostra Internacional de Música em Olinda MIMO, como a Orquestra Residente do curso de Regência do Maestro Isaac Karabtchevsky de 2008 a 2013. Atuou como violista em concertos com Milton Nascimento, Roberto Carlos, Ivan Lins, Simone, João Bosco, Fafa de Belém, Elba Ramalho, Leo Gandeman, Turíbio Santos entres outros.
Alexandre dos Santos iniciou seus estudos de música no projeto de música Volta Redonda Cidade da Música aos 8 anos de idade, permanecendo até os dezesseis anos. Em 2006 ingressou no projeto Música nas Escolas de Barra Mansa como instrutor e integrante da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Participou de 2009 a 2011 da 5ª, 6ª e 7ª edições da Mostra Internacional de Música de Olinda – MIMO, e de 2008 a 2010 do XIII, XIV e XV Rio Cello International Encounter. Em 2012, foi para São Paulo para participar do Instituto Baccarelli, integrando a Sinfônica Heliópolis sob direção do maestro Isaac Karabtchevsky, atuando no ano seguinte como professor assistente das orquestras infantil, infanto-juvenil e juvenil. Em 2014 retornou à Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, onde foi chefe do naipe de violoncelos até 2017. Em 2014, participou com Quarteto Novo Tom como residente da III Semana Internacional de Música de Câmara no Rio de Janeiro, e em 2017 produziu o I Festival Barracellos, com o violoncelista maestro Diego Carneiro.