O Sesc Paraty, em respeito a diversidade do território da Costa Verde, está presente com atrações musicais, na programação da festa da padroeira Nossa Senhora dos Remédios, que acontece de 30 de agosto a 08 de setembro.
Sobre Mestre Verino
Seu Verino é um dos cirandeiros mais conhecidos de Paraty. Tem 85 anos, há 60 anos toca bandola, e há outro punhado de décadas comanda os Coroas Cirandeiros. “Por insistência e por prazer, mas a ciranda não é mais a mesma”, ele diz. “Ciranda boa é ciranda com dança. Dança de par, de cavalheiro com dama”.
Seu Verino tem saudade. E confessa que, se pudesse, ainda dançaria como já dançou. A noite inteira do sábado e mais a domingueira depois do almoço. Hoje, não dança mais – a artrose não deixa. Mas toca a bandola.
Seu Verino nasceu e cresceu na região do Rio dos Meros, onde aprendeu a tocar com o pai, que tinha olhos verdes como os dele. Escuros. “A ciranda chegou aqui no século 17, com os portugueses”, ele conta o que também aprendeu em casa. É pai de tem oito filhos, é aposentado, mas mantém uma posse em Barra Grande. É possível encontra-lo sempre tocando ao lado do seu companheiro Cláudio, nas proximidades da Igreja do Rosário dos Pretos no centro histórico de Paraty, mantendo viva a cultura da ciranda na cidade.
Serviço:
Festa Nossa Senhora dos Remédios, de 30/08 a 8/09
Estacionamento da Igreja da Matriz, Centro Histórico, Paraty, RJ.
Atrações da programação cultural do Sesc Paraty na Festa de Nossa Senhora dos Remédios:
Dia 01/09 – Sábado
21h30 – Encontro de Cirandeiros – Homenagem ao Mestre Verino
23h – Boemia do Samba
Dia 08/09 – Sábado
16h – Encontro de Cirandeiros – Homenagem ao Mestre Amélio Vaz
21h30 – Trio Macaíba
Todas as atividades são gratuitas.
Mais informações pelos números dos telefones:
(24) 3371-4516 / 3371-8415