O Sesc Paraty, em respeito a diversidade do território da Costa Verde, está presente com atrações musicais, na programação da festa da padroeira Nossa Senhora dos Remédios, que acontece de 30 de agosto a 08 de setembro.
Sobre o mestre Amélio Vaz
Amélio da Silva Vaz, paratiense, se envolveu com a música aos 5 anos, quando já cantava canoa e Folia de Reis com os irmãos, e acompanhava o pai nas festas de jongo. Gostava de colar nos músicos, prestando atenção nas rimas.
Aos 84 anos, Seu Amélio é um dos poucos cirandeiros de Paraty a preservar a tradição dos versos de improviso. Sabe contar sua história de vida em forma de poema, com 28 estrofes, rimando as lembranças dos tempos do chiba e das modas inventadas no calor das festas. O banquinho em frente à sua casa, hoje, é o lugar preferido para criar seus versos.
Ao longo da vida, como muitos mestres cirandeiros, Seu Amélio foi lavrador e pescador. É conhecido também pelo pé-de-moleque de gengibre que gosta de fazer. Chegou a tocar viola, mas se aperfeiçoou mesmo no pandeiro, na voz e na memória viva que preserva a cultura da ciranda na cidade.
Serviço:
Festa Nossa Senhora dos Remédios, de 30/08 a 8/09
Estacionamento da Igreja da Matriz, Centro Histórico, Paraty, RJ.
Atrações da programação cultural do Sesc Paraty na Festa de Nossa Senhora dos Remédios:
Dia 01/09 – Sábado
21h30 – Encontro de Cirandeiros – Homenagem ao Mestre Verino
23h – Boemia do Samba
Dia 08/09 – Sábado
16h – Encontro de Cirandeiros – Homenagem ao Mestre Amélio Vaz
21h30 – Trio Macaíba
Todas as atividades são gratuitas.
Mais informações pelos números dos telefones:
(24) 3371-4516 / 3371-8415