pt-BR
2025-02-03

Diversidade de atrações e de espaços marca a Flip 2018

Diversidade de atrações e de espaços marca a Flip 2018

 

Diversidade de atrações e de espaços marca a Flip 2018

A intensa programação oferecida na 16ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), realizada de 25 a 29 de julho, no litoral sul do Rio de Janeiro, foi um desafio neste ano para os visitantes. Com a triplicação do número de casas parceiras e eventos paralelos, houve atrações para todos os gostos e o público também pode assistir gratuitamente a encontros de autores de diversas nacionalidades no palco principal.

A final do encontro, a Agência Brasil reuniu detalhes da festa, que desta vez homenageou a autora paulista Hilda Hilst (1930-2004), considerada uma das maiores escritoras da língua portuguesa. A Flip reuniu momentos de debates políticos e em defesa de causas sociais e culturais.

A seguir, alguns dos momentos que chamaram a atenção do público:

Yanomami

Um dos destaques da programação e maior parceira da Flip, reunindo 50 atrações, o Serviço social do Comércio (Sesc) promoveu, no sábado (28), a mesa Yanomami para Sempre, no Sesc Caboré. O debate reuniu o líder yanomami Davi Kopenawa e a fotógrafa suíça Claudia Andujar, que fotografou a etnia durante os anos 1970 e 1980 e produziu um trabalho extenso que está exposto em uma galeria em Inhotim, Minas Gerais. Durante a Flip, o Sesc apresentou parte das fotos em Paraty, na exposição Yano–a.

“Foi o trabalho mais importante da minha vida e até hoje é uma experiência que me toca muito”, disse a fotógrafa. “Desenvolvi um trabalho intimista sobre seu cotidiano. Agora, depois de quase quatro décadas de empenho quase que exclusivo na defesa de seus direitos, sinto a necessidade de mostrá-lo para o Brasil e o mundo.”

Educação em debate

Antes das 9h do dia 26, uma fila enorme se formou em frente à Casa Folha, para assistir à discussão sobre educação. Na mesa, o ex-ministro e professor da Universidade de São Paulo (USP) Renato Janine Ribeiro relatou os desafios que encontrou quando esteve à frente da pasta no período de crise do governo Dilma Rousseff.

O professor defendeu uma educação que estimule o espírito crítico e a criatividade e questionou o projeto Escola Sem Partido, que considerou fruto de medos fantasiosos. “Educar é abrir para o mundo. A escola tem que dar valores diferentes dos que a pessoa aprendeu na religião, família e classe social.”

Sessões lotadas

Novidade deste ano, o Cinema da Praça, inaugurado pela prefeitura de Paraty, também teve muita procura do público. Na programação, foram apresentados filmes do Anima Mundi e do Festival Varilux de Cinema Francês, produções locais e ainda a pré-estreia de Unicórnio, do diretor Eduardo Nunes. Com Bárbara Luz, Patrícia Pillar e Zé Carlos Machado, o filme chegará aos cinemas em agosto.

 

Saiba+
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-07/diversidade-de-atracoes-e-espacos-marcou-flip-2018

Deixe um comentário

Campos com * são obrigatórios. HTML não é permitido

Realização

Prefeitura de Paraty

Patrocínio

Eletronuclear

Parceria

Jet

Desenvolvimento

Opera2