As Cidades Criativas da Gastronomia pela UNESCO reconhecem que o dia 18 de Junho é o Dia Mundial da Gastronomia Sustentável e, portanto, devem agir e cooperar internacionalmente para sensibilizar o público em colaboração com o Secretariado da UCCN e outras organizações relevantes do sistema das Nações Unidas.
A Gastronomia é uma expressão cultural relacionada com a diversidade natural e cultural do mundo, além de um facilitador crucial do desenvolvimento sustentável. Dessa forma, as 26 Cidades Criativas da Gastronomia (Alba, Bélem, Bergen, Buenaventura, Burgos, Chengdu, Cochabamba, Denia, Ensenada, Florianópolis, Gaziantep, Hatay, Jeonju, Macau, Östersund, Cidade do Panamá, Paraty, Parma, Phuket, Popayán, Rasht, Shunde, Tsuruoka, Tucson, San Antonio, Zhale), integrantes da Rede UNESCO, reafirmam a necessidade de atenção do mundo sobre o papel que a gastronomia sustentável pode desempenhar na realização das Metas de Desenvolvimento Sustentável.
Para o ano de 2019, as Cidades Criativas da Gastronomia pela UNESCO estão focadas no tema específico do combate aos desperdícios alimentares: em particular, por ocasião do “Fórum Internacional de Gastronomia – Macau, 2019” algumas medidas relacionadas, a serem adotadas local e internacionalmente, foram estudadas e propostas.
As Cidades Criativas da Gastronomia pela UNESCO reconhecem que os “Dias Mundiais” são ocasiões para educar o público sobre questões de interesse global, mobilizar vontade política e recursos para abordar problemas, bem como celebrar e reforçar as conquistas da humanidade.
Assim sendo, considerando a importância global do Dia da Gastronomia Sustentável, as Cidades da Gastronomia serão promotoras de iniciativas significativas destinadas a compartilhar as melhores práticas, sensibilização do público e promoção da criatividade no campo da gastronomia sustentável.
Além disso, este dia será considerado como a ocasião para reafirmar a adesão da Resolução 70/1 de 25 de Setembro de 2015, intitulado “Transformando o mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, em que foi adotado um conjunto de metas de desenvolvimento sustentável transformadoras, abrangentes e centralizado nas pessoas.