pt-BR
2025-02-01

Cultura e fé na Festa do Divino de Paraty

Cultura e fé na Festa do Divino de Paraty
Cultura e fé na Festa do Divino de Paraty
De 11 a 20 de maio a cidade respira tradição
Uma das mais tradicionais e aguardadas celebrações religiosas da cidade, a festa do Divino Espírito Santo de Paraty é realizada há mais de três séculos. Originária de Portugal, celebra o Domingo de Pentecostes, que acontece cinquenta dias depois da Páscoa. Neste ano, a festa declarada Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, acontece de 11 a 20 de maio.Fé e cultura se misturam pelas ruas da cidade histórica, onde moradores e turistas, religiosos e admiradores podem contemplar as procissões e atos de devoção, num cenário rico em beleza, que transborda cultura e história. Durante os 10 dias de festejo vão ter missas, ladainhas, danças típicas e shows musicais que prometem agitar a cidade, além do tradicional almoço do Divino com distribuição de bebida e comida no segundo sábado da festa.

A programação musical deste ano foi uma parceria entre a Secretaria de Turismo com o Sesc Paraty e contempla artistas locais e regionais, com apresentação de ciranda, samba, pop, soul, MPB, samba e DJ em todas as noites.

PREPARATIVOS
Os preparativos para a Festa do Divino começam um ano antes, quando os festeiros fazem o planejamento o próximo ano e buscam formas de angariar donativos para a realização da festa. Essa ação envolve praticamente toda a comunidade e mobiliza dezenas de voluntários. A comissão da festa conta com mais de cem pessoas trabalhando durante todo o ano.

Seguindo a tradição, todo ano é servido um almoço do Divino à população, na praça da Matriz. Cerca de 50 senhoras da paróquia cozinham durante uma semana e preparam mais de seis mil pratos, que são servidos no segundo sábado da festa. O destaque do almoço é a tradicional farofa de feijão, feita com a especial farinha de mandioca de Paraty.

Atribuída à Rainha Isabel (1271 – 1336), a Festa do Divino chegou ao Brasil trazida pelos colonizadores e acontece em Paraty desde o século XVIII. Realizada no dia de Pentecostes (cinquenta dias após a Páscoa), a festa homenageia a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Por sua importância cultural, há quatro anos foi declarada Patrimônio Imaterial pelo Iphan.

GINCANA
A tradicional gincana da Festa do Divino de Paraty acontece nos dias 12 e 13, de 8h às 24h, na praça da Matriz. Participam da brincadeira jovens, crianças, adultos e idosos. A gincana acontece durante 36h, onde são realizadas diversas atividades. Durante a competição, as equipes executam provas solidárias, que visam estimular a conscientização para as questões sociais e de humanização do indivíduo; provas culturais, que incentivam o conhecimento sobre a história local e global e desenvolvem a criatividade; provas esportivas e recreativas que integram e estimulam a competição; dentre outras provas, como provas “sennas”, que os participantes devem apresentar o mais rápido para pontuar; provas “podium”, que todos os participantes pontuam de acordo com a ordem de entrega; provas cumpridas, as quais as equipes pontuam ao serem realizadas; e provas enigmas, que desenvolvem o raciocínio e o pensamento lógico dos participantes.

Em cada equipe são eleitos líderes que buscam a organização e integração dos componentes, realizando reuniões periódicas, assim como também reuniões com a comissão organizadora, que constroem juntos o regulamento da gincana.

A gincana em si, descobre talentos e forma indivíduos mais criativos, participantes, solidários, líderes e pessoas mais comprometidas com o bom desenvolvimento e crescimento da sociedade local, na busca pela ampliação dos horizontes desses jovens, num espírito de confraternização e diversão.

SHOW DE CALOUROS
As inscrições para o tradicional Show de Calouros podem ser realizadas até o dia do evento pelo telefone 24.99999-9909, no Centro de Informações Turísticas – CIT – ou na paróquia da Igreja Matriz. As inscrições são gratuitas.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL 2018

11 de maio, sexta-feira
22h – Show com Banda Zampaglione
O projeto foi criado em 2016, a partir da vontade do músico Zampaglione em levar ao público canções que já não eram ouvidas na noite, ressoando somente na memória. Formado por Marcos Vinicius Zampaglione – Voz, Violão e Cavaco –, Jamiro Jr. –Baixo , Leonard Santos – Trombone –, Everton Soares – Trompete –, Eneas Santos – Sax Barítono –, Jorge Tenório “Zizico” e Francis Cascardo – Percussão – e Thiago Emiliano – Bateria –, o GrooVintage tem como referências musicais Bebeto, Jorge Ben Jor, Originais do Samba, Tim Maia, Cassiano, Carlos Dafé, Seu Jorge, Farofa Carioca, Trio Mocotó, Ed Motta, Marcelo D2, Bezerra da Silva, Funk Como Le Gusta e Black Rio, entre outras dezenas de nomes.

12 de maio, sábado
22h – Show com Sururu na Roda
Eleito melhor grupo de samba pelo 25º Prêmio da Música Brasileira em 2014, com expressiva atuação nos cenários nacional e internacional e performances ao lado de ícones da MPB, o Sururu na Roda se destaca entre os grupos que revitalizaram a Lapa carioca a partir do ano 2000.
Caminhando para seus 18 anos de estrada em outubro de 2018, o grupo apresenta o projeto Sururu na Roda +, onde seus fundadores Fabiano Salek e Sílvio Carvalho se unem à cantora Ana Costa e ao cavaquinhista arranjador Alceu Maia para recriarem a formação original do grupo, um quarteto de multi-instrumentistas cantores, registrado no clipe de “Ainda É Tempo Pra Ser Feliz”, clássico de Arlindo Cruz/Sombra e Sombrinha.

13 de maio, domingo
22h – Show com Forró do Assaré
É um grupo formado por mulheres, unidas pelo gosto à festa e à dança. Seus arranjos e interpretações são elaborados de forma divertida e dançante, explorando os recursos que sua formação – pouco usual para um grupo de forró – possibilita.
Seu repertório contempla grandes clássicos do cancioneiro dessas regiões (como Luiz Gonzaga, Gordurinha, Gilberto Gil), homenageia grandes intérpretes (como Jackson do Pandeiro) e interpreta músicas instrumentais de célebres compositores (como Sivuca, Dominguinhos e Hermeto Pascoal), resultando num baile animado, que traz a sutileza das melodias e o balanço dos baiões, xotes, arrasta-pés e frevos em um jogo colorido de vozes e interpretação instrumental.

14 de maio, segunda-feira
22h – DJ Renato Moreira

15 de maio, terça-feira
22h – DJ Renato Moreira

16 de maio, quarta-feira
22h – DJ Renato Moreira

17 de maio, quinta-feira
22h – Show de Calouros

18 de maio, sexta-feira
19h – Casarão do Sesc
Mesa de Debate
Tradição: Preservação X Renovação
Tema: Como manter as tradições do passado incorporando as transformações da contemporaneidade.

22h – Show com Moreira Júnior e Banda
Moreira Junior é cantor, compositor e guitarrista. Músico paratiense que tem se dedicado ao pop, soul, samba e MPB. Gravou seu primeiro álbum em 2015 com o título Clima Bom e contendo 11 faixas, todas compostas por ele. Apresentação especial do Moreira Jr Trio, a alma do Soul! Super recitais com o melhor do Pop, MPB e Samba executado pelo talentoso Moreira Júnior e dois músicos paratienses. A banda toca música brasileira com uma pegada mais groove e estilo único, se destacando na sua cidade e na região.

19 de maio, sábado
22h – Show com Rodrigo José
Um cantor carismático, com vozeirão potente, um visual estilo anos 70 e uma sonoridade que injeta nova energia à música brega.
Interpretando hits matadores como “Sorria, Sorria” (Evaldo Braga), “Eu Vou Tirar Você Desse Lugar” (Odair José), “Tenho” (Sidney Magal) Rodrigo José criou uma verdadeira revolução na música brega e surge como uma das grandes revelações do ano, com um show simplesmente contagiante e irresistível.

20 de maio, domingo
22h – Show com Encontro de Cirandeiros
A ciranda, conhecida dança de roda, é tradição em diversos cantos de nosso Brasil. Em Paraty a ciranda que encanta moradores e visitantes reflete a origem cultural caiçara com traços expressivos da colonização brasileira.
Tendo como ênfase a territorialidade e o patrimônio imaterial, a Ciranda de Parati compõe a programação encerrando a Festa do Divino em um grande encontro de cirandeiros, que reunirá jovens e velhos integrantes da manifestação musical caiçara do município.

Deixe um comentário

Campos com * são obrigatórios. HTML não é permitido

Realização

Prefeitura de Paraty

Patrocínio

Eletronuclear

Parceria

Jet

Desenvolvimento

Opera2