Instalado em um sobrado inteiramente reformado, na Praça da Matriz, o Cinema da Praça acaba de reabrir as portas
Cinema em Paraty: com projeto contemporâneo e equipamento de cinema digital um cinema de 80 lugares, em pleno Centro Histórico, é a novidade mais poética de Paraty.
O imóvel que abriga o novo cinema ganhou projeto contemporâneo, mantendo muito de sua configuração arquitetônica original – só comparável, no Centro Histórico, em suas dimensões, às principais igrejas da cidade. O casarão passou pela primeira reforma em 1930, quando foi transformado em sobrado para abrigar o Cine São Jorge. O lugar era mais conhecido como o “cinema do seu Pedro”, funcionando de forma mais ou menos atribulada, até meados dos anos 1970.
Fechado ou tendo outros usos durante as décadas seguintes, foi adquirido pela Prefeitura de Paraty, que em 2015 iniciou o processo de revitalização. O Cinema da Praça reestreou, assim, como um espaço cultural público, com uma sala de projeção de 80 lugares e mobiliário que permite múltiplos usos. O espaço vai acolher – além de uma programação de qualidade, uma sala para leitura e pesquisa com acervo bibliográfico outra sala superbacana para cursos.
Com a maior diversidade possível, a programação vai contemplar uma ampla gama de gêneros, incluindo produções recentes, sem esquecer dos clássicos, com atenção a filmes brasileiros, mas de todos os cinemas do mundo.
O espaço busca ainda atrair a Paraty extensões ou edições de mostras de cinema, como o Festival Varilux de Cinema Francês, que acontece esta semana, de 4 a 12 de agosto de 2018. Os filmes são todos gratuitos, com retirada de senha uma hora antes da sessão.
Para uma cidade que foi cenário de mais de 30 filmes e centenas de produções audiovisuais, o Cinema da Praça retoma os laços afetivos da cidade com esse espaço nobre na Praça da Matriz. Mais um programa legal para curtir nessa cidade histórica tão cinematográfica.