pt-BR
2025-02-03

Casa Edições Sesc São Paulo

Casa Edições Sesc São Paulo

– 26 a 29/07 – 11h às 21h – Casa Edições Sesc São Paulo

Fernanda Montenegro, Hilda Hilst e Tarsila do Amaral são destaques dos lançamentos das Edições Sesc na Flip 2018

Entre 25 e 29 de julho, as Edições Sesc São Paulo participam da 16ª Festa Literária Internacional de Paraty levando várias atividades vinculadas ao seu catálogo. Serão dez lançamentos, além de bate-papos com autores, visita guiada ao centro histórico e shows musicais. Tendo como principal endereço a Casa Sesc, localizada no centro histórico de Paraty, as Edições Sesc São Paulo concentram neste espaço grande parte de sua programação para a Flip 2018.

Atenção:
Todas atividades estão programadas para ao Casa Sesc – Edições Sesc São Paulo, exceto no dia 27/07 – 19h – Unidade Sesc Santa Rita onde acontece o lançamento do livro Fernanda Montenegro: itinerário fotobiográfico – Bate-papo com Fernanda Montenegro e Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, sobre o livro organizado pela própria atriz que reúne imagens que contam a sua trajetória pessoal e profissional.

26/07 – 11h – Casa Sesc – Edições Sesc São Paulo – Lançamento do livro Patrimônio colonial latino-americano – Bate-papo com o professor e autor, Percival Tirapeli, sobre sua extensa pesquisa que resultou neste livro ricamente ilustrado que abrange três séculos de arte e arquitetura colonial, seguido de sessão de autógrafos e visita guiada pelo centro histórico de Paraty.

26/07 – 13h30 – Casa Sesc – Edições Sesc São Paulo – Lançamento do livro digital A democracia no mundo digital: história, problemas e temas – O professor e autor Wilson Gomes conversa com Sérgio Amadeu da Silveira, sociólogo e organizador da coleção Democracia Digital, acerca da construção da ideia de democracia eletrônica e digital, passando por temas como crise de representação política, transparência, esfera pública, circulação de informações, participação e deliberação.

26/07 – 16h30 – Casa Sesc – Edições Sesc São Paulo – Lévi-Strauss – Bate-papo com a antropóloga Manuela Carneiro da Cunha sobre a biografia de um dos antropólogos mais influentes do seu tempo, um pensador que enxergava na diversidade cultural um dos maiores bens da humanidade.

26/07 – 19h30 – Copacabana – A trajetória do samba-canção (1929 – 1958) – O jornalista Zuza Homem de Mello, fala sobre seu livro que documenta a história do samba-canção, desde seu surgimento no teatro de revista, até o advento da bossa nova. A conversa será ilustrada musicalmente por Lívia Nestrovski e Fred Ferreira, seguido de sessão de autógrafos.

27/07 – 11h – Casa Sesc – Edições Sesc São Paulo – Lançamento do livro digital O comum entre nós: da cultura digital à democracia do século XXI- O jornalista e autor do livro, Rodrigo Savazoni e o sociólogo Sérgio Amadeu da Silveira, conversam sobre o terceiro volume da coleção Democracia Digital, que investiga a construção da ideia de commons (ou bens comuns, na tradução sugerida pelo autor) a partir da expansão das redes digitais de conexão, no fim dos anos 1990.

27/07 – 13h30 – Casa Sesc – Edições Sesc São Paulo – Lançamento do livro Fases da vida: da gestação à adolescência – Após a trilogia “Reeducação do Movimento” o pesquisador, educador e coreógrafo, Ivaldo Bertazzo lança Fases da vida em um bate-papo com a médica Graziela Moreto e com o professor João Batista Freire, seguido de sessão de autógrafos.

27/07 – 16h30 – Lançamento do livro Violão-canção: diálogos entre o violão solo e a canção popular no Brasil – Bate-papo com o músico Chico Saraiva sobre sua pesquisa acerca da alternância de papéis do violão, ora como instrumento solista, ora como acompanhador do canto, seguido de show do autor com o gaitista Vitor Lopes e sessão de autógrafos.

28/7 – 11h – Casa Sesc – Edições Sesc São Paulo – Lançamento do livro Espaço em obra: cidade, arte, arquitetura – Bate-papo entre o arquiteto e autor do livro, Guilherme Wisnik e a artista Giselle Beiguelman sobre os desafios do urbanismo e as relações entre arte e arquitetura, seguido de sessão de autógrafos.

28/7 – 13h30 – Casa Sesc – Edições Sesc São Paulo – Lançamento dos livros Nova história do cinema brasileiro, volumes 1 e 2 – Bate-papo com Sheila Schvarzman, uma das organizadoras do livro, e Luciana Araújo, autora de texto, sobre a história do cinema nacional desde o início do século XX até a atualidade, seguido de sessão de autógrafos.

28/7 – 16h30 – Casa Sesc – Edições Sesc São Paulo – Lançamento do livro Fernando Lemos Hilda Hilst – Bate-papo com o professor de literatura Augusto Massi, sobre o livro que apresenta o primeiro ensaio fotográfico da poeta Hilda Hilst feito por Fernando Lemos e um texto de Massi que comenta esse encontro, somando-se a colagens feitas por Fernando sobre as fotos originais.

28/7 – 19h30 – Casa Sesc – Edições Sesc São Paulo – Lançamento do livro Tarsila do Amaral, a modernista – A professora e autora Nádia Gotlib fala sobre a biografia dessa destacada artista do modernismo brasileiro, seguido de sessão de autógrafos.

Dia 29/7 – 11h – Casa Sesc – Edições Sesc São Paulo – Promoção Internacional da Língua Portuguesa – Organização: Câmara Brasileira do Livro, por meio de sua Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP) – Essa mesa reúne profissionais que atuam na promoção da língua portuguesa junto aos países e comunidades que falam esse idioma. Com Paula Alves de Souza, bacharel em Relações Internacionais pelo Richmond College, mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science e atual Diretora do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores, que abordará a agenda brasileira de promoção da língua portuguesa no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Lúcia Riff, agente literária que representa mais de 50 autores brasileiros e seus herdeiros, falará sobre o seu trabalho de gestão do capital literário de alguns dos nossos principais escritores; Rosana Weg, Doutora em Letras Clássicas pela USP, sócia e editora editorial da Kapulana, falará sobre a publicação de autores africanos, de língua portuguesa, no Brasil; Leonardo Tonus, professor da Paris-Sorbonne IV e criador do projeto Printemps Littèraires, tratará de alguns cenários para a divulgação de escritores brasileiros contemporâneos no mundo. Mediação: Francis Manzoni, coordenador editorial nas Edições Sesc e coordenador da Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa, da Câmara Brasileira do Livro.

Deixe um comentário

Campos com * são obrigatórios. HTML não é permitido

Realização

Prefeitura de Paraty

Patrocínio

Eletronuclear

Parceria

Jet

Desenvolvimento

Opera2