A Secretaria de Turismo, em parceria com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Segurança e Ordem Pública, Polícia Militar, Policia Civil, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, realizou durante os 5 dias de Carnaval um planejamento para promover segurança dos foliões durante o evento.
Antes do evento a Secretaria realizou reuniões, onde foram discutidos os principais gargalos que a cidade enfrenta durante a realização desse evento, principalmente no que diz respeito à estrutura, segurança, trânsito e atendimento de emergência.
As partes envolvidas se empenharam para realizar um trabalho em equipe o que resultou no sucesso do evento.
O apoio da Polícia Militar foi muito importante no que diz respeito à segurança, tivemos um aumento no efetivo e isso foi visto pelo grande público do Carnaval, na região do Centro Histórico e Polígono de Segurança que foi Instalado na Praça da Matriz, onde normalmente fica o maior número de foliões. Para isso recebemos apoio de viaturas vindas de outros batalhões, que foram colocadas em pontos estratégicos para “inibir” brigas e confusões durante a passagem dos blocos carnavalescos.
A proposta da Secretaria de Segurança e Ordem Pública era ajudar no ordenamento e segurança na parte central da tenda e nos blocos onde fica a maior parte do público, além de organizar o trânsito ao redor.
Além do apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal, a Secretaria de Turismo contratou uma equipe de segurança privada e brigadistas para acompanhamento dos blocos de rua e quadra da Matriz durante as apresentações.
Segundo as Polícias Civil e Militar não houve grandes incidentes em relação à segurança desse grande evento. Por isso tivemos um carnaval de paz.