Corpo de Bombeiros inicia Operação Verão na Costa Verde
Durante o período de alta temporada, a preocupação com afogamentos é ainda maior nas cidades da Cota Verde do Rio. Em Paraty, o corpo de Bombeiros deu início à Operação Verão, para ajudar nos resgates e salvamentos.
Um helicóptero será utilizado durante os finais de semana até o fim do verão. A Defesa Civil também está dando apoio na operação. Uma moto aquática vai ficar posicionada na Vila de Trindade para dar mais agilidade nos atendimentos.
“A gent4e está com um aparato melhor, com o apoio da aeronave e agora com a moto aquática, os operadores também são do Corpo de Bombeiros, para dar maior segurança aos banhistas”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros de Paraty, José Batista Cardoso Filho.
Um levantamento do Corpo de Bombeiros de Paraty mostra que de janeiro até dezembro, já foram feitos mais de 1 mil salvamentos no mar. Em 2017, no mesmo período, foram mais de 1,2.
“A comunidade de Trindade sofre com essa questão de afogamento, então, esse equipamento vai ajudar a todos para que a comunidade possa usar aqui com mais utilidade”, comentou Luciano Vidal, secretário de segurança.
O Eliel Teixeira Costa é barqueiro e morador da vila de Trindade e explicou que o helicóptero dá ainda mais chance de sobrevivência na alta temporada. “Aqui em Trindade, a praia que mais ocorre afogamento é a Praia do Meio, onde tem um número bem alto de afogamento. Numa época de feriado é muito difícil pegar a ambulância dos bombeiros e se deslocar até Paraty”.