pt-BR
2025-02-01

Beckett da África, Alain Mabanckou participa da Flip

Beckett da África, Alain Mabanckou participa da Flip

O escritor franco-congolês, autor de ‘Memórias de Porco-espinho’ e ‘Vaso Quebrado’, é uma das atrações do festival realizado em julho

 

Alain Mabanckou nasceu em Pointe-Noire, na República do Congo, há 57 anos. Aos 22, com uma bolsa de estudo e alguns originais na mala, partiu para a França, onde iniciou, contra a vontade da mãe, que o queria advogado, uma carreira acadêmica e literária que o levaria a ser chamado de o Beckett da África.

 

Pois o Beckett africano, que lançou, por aqui, em 2013, o infantil Irmã-estrela, pela FTD, e, no ano passado, Memórias de Porco-espinho pela editora Malê, se prepara para sua segunda viagem ao Brasil. A primeira, em 2015, foi para falar sobre literatura numa África em conflito durante o Festival Back2Black. Ele volta agora, em julho, para a Festa Literária Internacional de Paraty – e lança Vaso Quebrado, também pela Malê, obra ambiciosa, tida por alguns como um óvni literário, que tem um único ponto final, no final mesmo, e centenas de referências literárias.

 

“Eu quis dar mais agilidade às frases e achava que o ponto final me impediria de alcançar o meu objetivo. A vírgula foi a pontuação perfeita porque ela nos dá muita liberdade”, explica o autor ao Estado, em entrevista por e-mail. Professor de literatura na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, onde vive a maior parte do tempo, ele conta também que sua ideia era escrever sobre como, na África, as pessoas lidam com suas vidas quando elas perdem tudo – até mesmo a fé no futuro. “Vaso Quebrado são contos sobre as cidades, os bares e sobre como a vida dos outros é descrita por um narrador que é um cliente antigo de um bar chamado O crédito acabou”, conta o autor.

 

Saiba+
http://cultura.estadao.com.br/noticias/literatura,beckett-da-africa-alain-mabanckou-participa-da-flip,70002287296

Deixe um comentário

Campos com * são obrigatórios. HTML não é permitido

Realização

Prefeitura de Paraty

Patrocínio

Eletronuclear

Parceria

Jet

Desenvolvimento

Opera2