A Casa da Porta Amarela 2018 também tem programação!
Além da feira de publicações – que rola de quinta a sábado das 13h às 20h, e domingo das 12h às 17h – temos uma programação INTENSA cheia de autores, autopublicadores, guerrilheiros gráficos, artistas, editores e simpatizantes reunidos durante a Flip – Festa Literária Internacional de Paraty.
****** QUINTA 26/7 ******
11h
Abertura: Pocket Show de Badi Assad, cantora, compositora e autora do livro “Volta ao mundo em 80 artistas”, da Pólen Livros
12h30
LANÇAMENTO: COLEÇÃO SAMBAS ESCRITOS COM RODA DE SAMBA – Os quatro volumes, organizados por Maitê Freitas, Carmen Faustino e Patrícia Costa Vaz, reúnem textos sobre história do samba, com ênfase especial nas mulheres pioneiras do ritmo e da tradição do samba em São Paulo e no Rio de Janeiro. Com roda de samba de mulheres de Paraty e região.
13h
A VIDA LOUCA DAS MULHERES NO MERCADO EDITORIAL – com Dani Costa Russo (www.fb.com/danicostarusso e Clube da Escrita Para Mulheres), Estela Rosa(Mulheres que Escrevem) e Lizandra Magon De Almeida, da Pólen e Ferina, e Jéssica Balbino, do site Margens, com mediação de Jarid Arraes
15h
COMENDO PELAS BEIRADAS: O QUE FUNCIONOU PRA GENTE NO MERCADO EDITORIAL – Paulo Verano (Edições Barbatana), Cecilia Arbolave (Lote 42), Alessandro Andreola (Editora Barbante), Lizandra Magon (Pólen Livros), Rafael Coutinho (Baiacu), Murilo Martins (LoveHurts) e grande elenco
17h
O PASSADO EM MOVIMENTO – Quatro autoras, Ana Rüsche (Do amor), Leonor Cione (O estigma de L.), Flavia Bolaffi (Martina em movimento) e Natalia Timerman(Desterros: histórias de um hospital prisão) falam de seus livros em que o passado continua atormentando o presente e o percurso de protagonistas mulheres.
19h
UMA FLORESTA TODA SUA: O RESGATE DO CORPO SELVAGEM FEMININO – Com Sheyla Smaniotto, Lucila Mantovani e Laura Del Rey.
20h
RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS EM DEBATE: retração e expansão da vida e do processo criativo. Com Rafael Coutinho (Baiacu) e Lucila Mantovani (Kaaysá) – Divulgação do selecionado pelo PREMIO KAAYSA + A Casa da Porta Amarela
****** SEXTA 27/7 ******
11h
TELA, RODO E TINTA E… VAMOS IMPRIMIR!
A Coticoá convida arteiros de todas as idades a experimentarem a técnica da serigrafia, ilustrando cartazes com poemas da Hilda Hilst. Coticoá
+
PIQUENIQUE LITERÁRIO – LANÇAMENTO INFANTIL: MÃE É MÃE, de Karin Krogh e ilustrações de Katia Halpek, com dedicatórias da autora. Da editora Bamboozinho.
+
UMA HISTÓRIA ÀS AVESSAS – A partir da leitura da história de Blandina Franco e José Carlos Lollo para a edição mais recente da revista YOYO, a equipe da revista propõe atividades de desenho e criação com as crianças.
12h
HISTÓRIAS DE LIVROS, HISTÓRIAS DE LEITORES
Chris Angelotti, do site Para Educar, Neide Almeida, coordenadora do Educativo do Museu Afro, e Penélope Martins, autora e contadora de histórias, compartilham suas histórias sobre mediação de leitura para pais e professores.
15h
MULHERES QUE ESCREVEM POESIA
Roda de conversa com poetas contemporâneas: Jarid Arraes, Estela Rosa, Taís Bravo, Danielle Magalhães e Rita Isadora Pessoa
13h30
UMA TRANSGRESSÃO DE PORCARIAS: Leituras revolucionárias da obra de Hilda Hilst. Lançamento do livro “A Porca Revolucionária”, com leituras e performances de textos selecionados de Hilda Hilst feitas pelas autoras.
17h
LANÇAMENTOS: Zines Mulheres que Escrevem + Lançamento de “Um Buraco com Meu nome” de Jarid Arraes
20h
FOLIA LITERÁRIA
Os autores Raphael Guedes, Luis Vassallo, Fernanda M Machado e André Zamboni conversam sobre a publicação de livros enquanto algazarra coletiva, a partir de suas experiências com as coletâneas de contos Amores Carnavais e Pecados Carnavais.
****** SÁBADO 28/7 ******
11h
TELA, RODO E TINTA E… VAMOS IMPRIMIR!
A Coticoá convida arteiros de todas as idades a experimentarem a técnica da serigrafia, ilustrando cartazes com poemas da Hilda Hilst.
+
PIQUENIQUE LITERÁRIO – CONVERSA BRINCANTE com Edith Chacon, autora do livro “Era uma vez outra vez”, da Edições Barbatana. A autora conta o processo de produção do livro-jogo elaborado com Priscilla Ballarin, totalmente lúdico em seu projeto editorial e gráfico, e de como a autora brinca com os versos, interagindo com as ilustrações e propondo brincadeiras para as crianças presentes.
12h30
AVENTURAS NA ESCOLA – As autoras de livros infantis Rosana Rios, Raquel Matsushita, Edith Chacon e outras convidadas conversam sobre a importância da presença do autor nas escolas e contam “causos” de suas vivências.
13h
PARA ALÉM DE UMA SENHORA OBSCENA
“Não é um livro, é uma banana que eu estou dando aos editores e ao mercado editorial.” É assim que Hilda Hilst, em uma entrevista para a TV Cultura em 1990, classifica seu livro O caderno rosa de Lori Lamby. É frequente vermos a escritora ser resumida a sua faceta de escritora pornográfica ou como uma mulher que escreve “para dentro”, como se a escrita das mulheres devesse ser encaixada em um movimento internalizado. Nosso objetivo com esta mesa é mostrar que Hilda Hilst trazia questões sociais importantíssimas em sua escrita, que devem ser repensadas e consideradas questões universais e sociais, questões para fora e não para dentro. (Leusa Araujo e Laura Folgueira, com mediação de Rhea Silvia Willmer)
15h
AS PORTAS DO PARAÍSO
Helena Cerello e atores convidados leem trechos do romance Ninguém abandona o Paraíso pela porta da frente.
16h30
Editora Mymag – A REVISTA NÃO MORREU: PUBLIQUE A SUA! Com Ivan Zumalde, Marcio Scavone e Laura Del Rey
18h
LANÇAMENTO REVISTA PUÑADO – Bate-papo com a escritora Jarid Arraes e as organizadoras – Laura Del Rey e Raquel Dommarco Pedrão – e as colaboradoras Chayenne Orru Mubarack, Jéssica Carvalho e Patricia Chmielewski.
19h
SLAM DE QUINTA – Idealizado e mantido por mulheres na organização, a iniciativa nasceu da necessidade de evidenciar manifestações da margem e feita pela margem. Slam de Quinta é RESISTÊNCIA, como deve ser!
****** DOMINGO 29/7 ******
Das 13h às 17h – FESTA DA VITÓRIA – Microfone aberto!