pt-BR
2025-04-21

Celebrações religiosas da Festa do Divino de Paraty serão apenas on-line

Celebrações religiosas da Festa do Divino de Paraty serão apenas on-line
Tradicional evento religioso e cultural de Paraty, a Festa do Divino Espírito Santo, declarada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial brasileiro, realizada há mais de três séculos, pela primeira vez acontecerá a portas fechadas.
Por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o padre Roberto Carlos, pároco da paróquia Nossa Senhora dos Remédios de Paraty, e a comissão organizadora da Festa do Divino 2020 informam que, neste ano, está mantida apenas a parte religiosa da festa, que será transmitida pela internet. Já a programação cultural foi cancelada.
Os devotos do Espírito Santo poderão acompanhar todas as celebrações religiosas, como novenas e missas, pelo You Tube e pelas redes sociais da Pascom Paraty, todos os dias às 19h, no período de 22 a 31 de maio.
A decisão de cancelamento da parte cultural e com restrições de acesso à igreja foi tomada de acordo com determinações da Diocese de Itaguaí, com base nos decretos municipais que estabeleceram medidas de isolamento social como forma de prevenção e combate ao novo coronavírus. Foi considerado que, por envolver muitos colaboradores voluntários, vários deles idosos, a festa não poderia expor essas pessoas ao risco de contágio.
Neste ano, a tradicional campanha do quilo que é realizada durante a novena – de grande importância na arrecadação de alimentos para doação às famílias carentes assistidas pelas conferências Vicentinas Santa Paulina e São Benedito – acontecerá de forma diferente. Serão criados pontos de coleta, onde os fiéis poderão levar suas doações. O mesmo vai acontecer com as intenções dos fiéis, que poderão ser levadas para serem colocadas na caixa de preces. Os locais de coleta das doações e das intenções serão divulgados em breve.
Em comum acordo entre o pároco e os festeiros de 2020, decidiu-se que ficarão mantidos os festeiros deste ano para o ano que vem. São eles: Raul dos Santos Pádua Júnior, Maricélia Moreira Torres Pádua, Danilo Torres Pádua, Célia Costa Moreira Torres, Paulo César Martins dos Santos e Raphaella Torres Pádua.
Texto: Marcelo de Valécio

Assista o vídeo com entrevista da Secretária de Turismo Nena Gama com o Padre Roberto.

Deixe um comentário

Campos com * são obrigatórios. HTML não é permitido

Realização

Prefeitura de Paraty

Patrocínio

Eletronuclear

Parceria

Jet

Desenvolvimento

Opera2