De 31 de maio a 9 de junho, no Centro Histórico
A Festa do Divino é a maior celebração religiosa de Paraty. Realizada há mais de três séculos, teve origem em Portugal e celebra o Domingo de Pentecostes, que acontece cinquenta dias depois da Páscoa. Neste ano, a festa declarada Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan – acontece de 31 de maio a 9 de junho.
Durante os 10 dias de festejo os fieis podem acompanhar as missas, ladainhas, danças típicas e shows musicais que acontecem pelo Centro Histórico da cidade. No segundo sábado da festa, 8 de junho, todos são convidados para o tradicional almoço do Divino, com distribuição de bebida e comida na Praça da Matriz.
A programação musical deste ano, idealizada pela Secretaria de Turismo, traz novidades artistas locais como Karina Braz, a banda Frank Cadillac. No cenário musical nacional a festa do Divino traz o sambista Dudu Nobre e o cantor e compositor Renato Teixeira que passeia entre o MPB, folk e caipira. De 3 a 5 de junho o DJ Bebeto anima as noites.
Preparativos
Os preparativos para a Festa do Divino começam um ano antes, quando os festeiros fazem o planejamento do próximo ano e buscam formas de angariar donativos para a realização da festa. Essa ação envolve praticamente toda a comunidade e mobiliza dezenas de voluntários. A comissão da festa conta com mais de cem pessoas trabalhando durante todo o ano.
Seguindo a tradição, todo ano é servido um almoço do Divino à população, na Praça da Matriz. Cerca de 50 senhoras da paróquia cozinham durante uma semana e preparam mais de seis mil pratos, que são servidos no segundo sábado da festa. O destaque do almoço é a tradicional farofa de feijão, feita com a especial farinha de mandioca de Paraty.
Atribuída à Rainha Isabel (1271 – 1336), a Festa do Divino chegou ao Brasil trazida pelos colonizadores e acontece em Paraty desde o século XVIII. Realizada no dia de Pentecostes – cinquenta dias após a Páscoa, a festa homenageia a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Por sua importância cultural, há quatro anos foi declarada Patrimônio Imaterial pelo Iphan.
Programação cultural 2019 – Praça da Matriz
31 de maio, sexta-feira
22h30 – Karina Braz
1º de junho, sábado
18h – Jongo do Quilombo do Campinho
22h30 – Samba de Rosena
2 de junho, domingo
22h – Dudu Nobre
3 a 5 de junho
A partir das 21h – DJ Bebeto
6 de junho, quinta-feira
22h – Show de Calouros
7 de junho, sexta-feira
22h30 – Renato Teixeira
8 de junho, sábado
12h – Almoço com a Velha Guarda
21h30 – Homenagem ao Imperador com danças típicas: Marrapaiá, Dança das Fitas e Ciranda de Tarituba.
23h – Fabio Biggie
00h – Frank Cadillac
9 de junho, domingo
22h – Joel e banda