“Há 26 anos o retorno da pesca do camarão após o período de defeso é celebrado na comunidade caiçara da Ilha do Araújo com o Festival do Camarão, este ano iríamos comemorar o 27° ano seguido desta tradição. Já tínhamos festeiras apostos, ideias a mil, comunidade somando, mas não contávamos com uma pandemia. Esse evento tão tradicional criado para angariar fundos para a Festa de São Pedro e São Paulo e também para celebrar a alegria do retorno deste fruto do mar tão apreciado em nossas mesas precisou ser cancelado!
Fica em nossa comunidade uma sensação de vazio, ouvimos daqueles que não são adeptos da festa: ‘Nossa não vai ter o festival de vocês né?’. Daqueles que são assíduos colaboradores: ‘Poxa, hoje era para estarmos limpando camarão’. E apesar de triste torna-se belo, pois percebemos o pertencimento que todos da ilha têm por esta tradição. Isso reforça em nós a certeza de que neste ano é preciso nos resguardarmos, pois queremos todos os amantes desta grande festa no próximo ano a comemorar conosco! A falta deste ano tornará o Festival do Camarão de 2021 inesquecível, pois esta celebração pertence a nós ‘araujenses’ mas é com certeza um pouco da cada um que vem aqui prestigiar!
Até 2021, no feriado de Corpus Christi, na mesma ilha, naqueles adoráveis dias ensolarados com céu de brigadeiro, com a mesma acolhida da comunidade, naquele estilo caiçara de viver a vida, com aqueles pratos caprichados de camarão, aquela ciranda na praia e a gratidão por termos superado este momento difícil que hoje vivemos, aguardamos todos vocês!“ Festeiras de São Pedro e São Paulo 2020 – Comunidade Ilha do Araújo
Esta tela se chama “Festa de São Pedro e São Paulo” e é do artista plástico Júlio Paraty, que cedeu gentilmente sua imagem para esta publicação.
Secretaria de Cultura de Paraty