A edição 2020 do ÀWA, o Festival Sesc da Cultura Negra, será online. Para marcar da data do Dia da Consciência Negra, entre os dias 19 e 21 haverá programação ao vivo, com apresentações musicais, peças de teatro, dança e rodas de conversa no canal do Youtube do Sesc Paraty.
Além das lives, ao longo de todo o mês de novembro o Polo Sociocultural Sesc Paraty publica em suas redes vídeos e podcasts com conteúdo relacionado à temática étnico-racial.
Para o corpo
Os dias 20 e 21 começam com a atividade Yoga Marginal, ministrada por Tainá Antonio. De acordo com a proposta de Tainá, “o projeto não nasce simplesmente para ministrar aulas de yoga, mas ressignificar esse espaço que foi elitizado e fazer repensar sobre os vários padrões de corpos que podem adentrar essa prática que tem como berço a África, e tem como fundamento a união”.
Quem gosta de mexer o corpo poderá participar também das práticas de Afrobeat e Dança Afro.
Plateia em casa com estreia
Com o isolamento social, as salas de casa foram transformadas em plateias de shows e espetáculos. Para os adeptos desse modo de prestigiar a arte, não faltarão opções. No começo da noite, nos três dias de programação do ÀWA, o público poderá acompanhar as lives musicais.
No teatro, vale destaque para a apresentação Insubmissa Negra Voz – Conceição Evaristo, espetáculo com textos da autora brasileira, que estreia na programação do Sesc Paraty.
O ÀWA trará também uma conferência sobre a escritora Carolina Maria de Jesus e uma roda de conversa sobre Arte Decolonial.
Durante o mês
Além da programação concentrada nos três dias, haverá oficinas realizadas ao longo do mês de novembro, como oficina de turbantes, de tranças e de produção musical. Algumas dessas atividades necessitam de inscrição prévia. No canal do Youtube, o Sesc Paraty publicará também vídeos de contação de histórias.
Oficinas ao vivo
A oficina Do batuque ao beat – – Introdução ao digital DJ e produção musical, ministrada pela DJ Orkidia, está com inscrições abertas. No dia 28, a artista e pesquisadora Thaís Muniz apresenta o Turbante-se: Workshop & Roda de Conversa. Quem deseja se inscrever pode obter mais informações no site www.sescparaty.com.br ou nas redes sociais do Sesc Paraty.
Programação ÀWA
Quinta-feira, 19 de novembro
17h30 – Espetáculo teatral com bonecos Os Orixás, com grupo Giramundo
19h00 – Apresentação musical Josyara – voz e violão e efeitos
Sexta-feira, 20 de novembro
9h00 – Yoga Marginal com Tainá Antonio
10h00 – Oficina de Afrobeat com Aneth Silva
16h00 – Roda de conversa sobre Arte Decolonial, com Kika Carvalho, artista visual do ES, que trabalha com questões relacionadas a identidade racial; Amanda Carneiro, pesquisadora curadora assistente do MASP e Bárbara Alves jornalista, editora do site Decolonizarte
17h30 – Espetáculo Insubmissa Negra Voz – Conceição Evaristo, com texto da escritora Conceição Evaristo
18h10 – Bate Papo com atores do espetáculo Insubmissa Negra Voz
19h00 – Apresentação musical Liberte esse Banzo, com Luciane Dom
Sábado, 21 de novembro
9h00 – Yoga Marginal com Tainá Antonio
10h00 – Oficina de Dança Afro com Valéria Monã
16h00 – Conferência “Maria Carolina de Jesus, uma escritora negra”, com Tom Farias. O biógrafo de Carolina Maria de Jesus traça um panorama da vida e obra da autora de “Quarto de despejo” e uma das primeiras escritoras negras do país. Com mediação da poeta e escritora Elisa Pereira.
17h30 – Espetáculo Chica da Silva, a mulher que inventou o mar, com Lia Vieira
19h00 – Apresentação musical com Lenna Bahule
Sesc Paraty online
Facebook: https://www.facebook.com/sescparaty
Instagram: https://www.instagram.com/sescparaty/
Youtube: https://www.youtube.com/c/SescParaty
Site: www.sescparaty.com.br