pt-BR
2022-08-20

Acessibilidade no Centro Histórico

Acessibilidade no Centro Histórico
A Prefeitura de Paraty, por meio das Secretarias de Obras e Turismo, juntamente com IPHAN, desenvolveram o projeto de Acessibilidade no Centro Histórico. A primeira amostragem está sendo feita em um projeto-piloto, para dar acesso à Praça da Matriz, além das obras de saneamento básico e em acordo com a orientação do Instituto, já podemos levar acessibilidade aos moradores, visitantes e turistas.
O prefeito Luciano Vidal convidou entidades filantrópicas, como a Apae, e pessoas portadoras de necessidades especiais para conhecer o projeto. O objetivo posteriormente é ter esses corredores de acessibilidade até as igrejas, a Casa da Cultura, a Câmara Municipal. Com isso, será facilitado o acesso de turistas e moradores a estes locais. O trabalho é realizado em parceria com o Iphan e a sociedade civil organizada: dois tipos de calçamento foram colocados no trecho piloto para avaliação da melhor aceitação por parte da população.
A comunidade de Paraty, toda nossa gestão municipal agradece muito a mudança de pensamento e a forma de agir do IPHAN, nas pessoas do Rafael Azevedo, Chefe do escritório técnico da Costa Verde e do Superintendente Estadual, Olav Schrader, que estão trazendo um novo momento ao nosso município, pensando não só nas necessidades que competente ao tombamento, mais também na acessibilidade de todos. Um grande avanço permitido pelo consenso de todos os envolvidos por um só bem estar e direto da população.
Saiba Mais
Em Paraty, houve diferentes tombamentos que abrangem a cidade e o município: o conjunto arquitetônico e paisagístico da cidade foi tombado pelo Iphan, em 1958; o município de Paraty recebeu o título de Monumento Nacional, em 1966; e um novo tombamento incluiu o entorno do conjunto arquitetônico e paisagístico do município, em 1974. Neste conjunto, destacam-se seu valor excepcional, a extraordinária beleza natural, a originalidade da área do município, além da importância do papel histórico que Paraty representou como elemento de ligação entre as capitanias do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. portal.iphan.gov.br

Deixe um comentário

Campos com * são obrigatórios. HTML não é permitido

Realização

Prefeitura de Paraty

Patrocínio

Eletronuclear

Parceria

Jet

Desenvolvimento

Opera2