pt-BR
2024-09-15

13 a 17 | SET – 19° Paraty Em Foco

13 a 17 | SET – 19° Paraty Em Foco

19º PARATY EM FOCO – FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIA – DE 13 A 17 DE SETEMBRO!

“DA VOLTA DO FILME À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL”

Quase na metade da segunda década do século 21, a fotografia vive um momento em que passado e futuro se relacionam de uma maneira muito estimulante: de um lado, o resgate do filme, com fotógrafos de novas gerações ávidos por entender o processo de revelação e ampliação da era analógica; de outro, o advento de programas de inteligência artificial (IA) que, baseados em aprendizado de máquina, conseguem construir imagens incríveis a partir de palavras-chave de texto. Transitando entre ambos, o universo do NFT (token não fungível) tenta se estabelecer como um novo parâmetro para a arte virtual, movido a criptomoedas.

Esses são temas que serão debatidos por grandes fotógrafos da 19ª edição do Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco, programada para o período de 13 a 17 de setembro de 2023, com uma série de eventos presenciais na bela cidade histórica do litoral sul do Rio de Janeiro.

“CONVOCATÓRIA EM FOCO 2023”

Outro destaque será, mais uma vez, a Convocatória em Foco 2023, uma janela aberta para trabalhos de jovens talentos ou mesmo de profissionais consagrados, com os mais variados olhares e técnicas. Montada na Quadra da Matriz, ponto nobre do Centro Histórico, a mostra dos ensaios e fotos únicas selecionados pelo corpo de jurados do Festival atrai tanta atenção quanto as grandes exposições programadas para o evento. “A Convocatória virou um ícone do evento. Em 2019, tivemos quase 1.300 inscrições, do Brasil, Argentina, Peru, México, Espanha, Itália e outros países”, destaca Giancarlo Mecarelli, fotógrafo e organizador do festival. “Além de fomentar o turismo cultural, o Paraty em Foco 2023 está alinhado aos objetivos mundiais para o desenvolvimento sustentável”, completa.

HOMENAGEM A WALTER FIRMO

Numa edição que se debruçará sobre temas quase futuristas como Inteligência Artificial e NFT, a escolha de Walter Firmo como Homenageado mostra que o lema “Um festival para todos os olhares” é mais que uma frase de efeito. Um dos mais consagrados fotógrafos brasileiros, com passagens marcantes por vários órgãos de imprensa, Firmo vem esbanjando talento, criatividade e, acima de tudo, um “brasileirismo” poucas vezes visto. Em 70 anos de atividade, é um ícone da fotografia nacional, fazendo parte da seleta lista dos dez melhores fotógrafos de todos os tempos.

O contraste da obra deste artista – que documentou inúmeras regiões do país enaltecendo seus personagens, sobretudo os negros, e múltiplas manifestações culturais e religiosas, além de eternizar em imagens inesquecíveis alguns dos grandes nomes da música popular – com o tema do Festival promete um debate enriquecedor. Para os que não conhecem a obra de Firmo, será uma oportunidade de debruçar-se sobre parte de seu vasto arquivo, composto quase que exclusivamente de fotos coloridas. “O Brasil é um desvario de cor. É ornamento, é febril, alucina. Fazer fotografia brasileira é tirar partido deste patrimônio. É ignorar os tons pastéis e endeusar os verdes e rosas, nacionalizando os temas. É esquecer o olho europeu e o americano e valorizar o que é nosso”, ressalta o artista.

O que pensa o Walter Firmo do PEF:

Deixe um comentário

Campos com * são obrigatórios. HTML não é permitido

Realização

Prefeitura de Paraty

Patrocínio

Eletronuclear

Parceria

Jet

Desenvolvimento

Opera2