19º PARATY EM FOCO – FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIA – DE 13 A 17 DE SETEMBRO!
“DA VOLTA DO FILME À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL”
Quase na metade da segunda década do século 21, a fotografia vive um momento em que passado e futuro se relacionam de uma maneira muito estimulante: de um lado, o resgate do filme, com fotógrafos de novas gerações ávidos por entender o processo de revelação e ampliação da era analógica; de outro, o advento de programas de inteligência artificial (IA) que, baseados em aprendizado de máquina, conseguem construir imagens incríveis a partir de palavras-chave de texto. Transitando entre ambos, o universo do NFT (token não fungível) tenta se estabelecer como um novo parâmetro para a arte virtual, movido a criptomoedas.
Esses são temas que serão debatidos por grandes fotógrafos da 19ª edição do Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco, programada para o período de 13 a 17 de setembro de 2023, com uma série de eventos presenciais na bela cidade histórica do litoral sul do Rio de Janeiro.
“CONVOCATÓRIA EM FOCO 2023”
Outro destaque será, mais uma vez, a Convocatória em Foco 2023, uma janela aberta para trabalhos de jovens talentos ou mesmo de profissionais consagrados, com os mais variados olhares e técnicas. Montada na Quadra da Matriz, ponto nobre do Centro Histórico, a mostra dos ensaios e fotos únicas selecionados pelo corpo de jurados do Festival atrai tanta atenção quanto as grandes exposições programadas para o evento. “A Convocatória virou um ícone do evento. Em 2019, tivemos quase 1.300 inscrições, do Brasil, Argentina, Peru, México, Espanha, Itália e outros países”, destaca Giancarlo Mecarelli, fotógrafo e organizador do festival. “Além de fomentar o turismo cultural, o Paraty em Foco 2023 está alinhado aos objetivos mundiais para o desenvolvimento sustentável”, completa.
HOMENAGEM A WALTER FIRMO
O contraste da obra deste artista – que documentou inúmeras regiões do país enaltecendo seus personagens, sobretudo os negros, e múltiplas manifestações culturais e religiosas, além de eternizar em imagens inesquecíveis alguns dos grandes nomes da música popular – com o tema do Festival promete um debate enriquecedor. Para os que não conhecem a obra de Firmo, será uma oportunidade de debruçar-se sobre parte de seu vasto arquivo, composto quase que exclusivamente de fotos coloridas. “O Brasil é um desvario de cor. É ornamento, é febril, alucina. Fazer fotografia brasileira é tirar partido deste patrimônio. É ignorar os tons pastéis e endeusar os verdes e rosas, nacionalizando os temas. É esquecer o olho europeu e o americano e valorizar o que é nosso”, ressalta o artista.