pt-BR
2019-12-15

Seminário Internacional Patrimônio e Turismo

Seminário Internacional Patrimônio e Turismo

Entre os dias 23 e 25 de outubro, a comitiva composta pelo Prefeito de Paraty Luciano Vidal, o Secretário de Turismo Cacau (José Cláudio Vieira Duarte Coelho), o Vice Prefeito Valdecir Ramiro, a Secretaria de Cultura Cristina Maseda e a Secretaria Adjunta do Ambiente Monica de Mesquita Nemer participou do Seminário Internacional sobre o potencial econômico do Patrimônio em sua dimensão turística, e do Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial.

Cacau afirma que Paraty se enquadra em todos os contextos e que como Secretário visa o uso do Patrimônio Cultural como vetor de desenvolvimento do Turismo, uma vez que a arquitetura, a religião, as artes, as tradições e os bens históricos que compõem o chamado Turismo Cultural podem fomentar a sustentabilidade econômica e social do município.

“É necessária uma coordenação de forma inteligente das mais diversas áreas envolvidas para que o sistema turístico-histórico, o turismo cultural, se desenvolva. Todos os atores devem trabalhar de forma coordenada, buscando sempre o aprimoramento e o fortalecimento dessa questão”, completa Cacau.

Presente ao evento como representante do Ministro da Cidadania, Osmar Terra, o Secretário de Difusão e Infraestrutura Cultural, Paulo Nakamura, destacou o ineditismo da atividade. Ainda, estava presente Bob Santos, Secretário Nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo, Luciane Gorgulho, chefe do Departamento de Economia de Cultura do BNDES, bem como o Gerente de Operações do Departamento de Educação e Cultura do BNDES, Fabrício Brollo Dunham. A presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa afirma que o Seminário buscou oferecer espaço para promover e debater ideias inovadoras, boas práticas e experiências de sucesso em gestão patrimonial e turística no Brasil e no mundo.

Em abril, o Governo Federal criou a Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial. A partir daí, está sendo realizada uma série de iniciativas visando entender, fomentar e reunir especialistas em torno desse assunto.

 

Deixe um comentário

Campos com * são obrigatórios. HTML não é permitido

Realização

Prefeitura de Paraty

Patrocínio

Eletronuclear

Parceria

Jet

Desenvolvimento

Opera2