pt-BR
2018-01-23

Programação Turística e Cultural 2018

Programação Turística e Cultural 2018

A Programação Turística e Cultural 2018 de Paraty – Cidade dos Festivais é lançada em grande estilo!!! 💙💚

A Prefeitura de Paraty, através das Secretarias de Turismo, Cultura e Esporte, lançou ontem, 12, o calendário de eventos para 2018 da Cidade dos Festivais.
Durante o evento o Secretário de Turismo, Gabriel Costa, apresentou aos presentes as novidades para o calendário do ano que vem: “Este é um momento de celebração. Estou muito feliz em apresentar à população que conseguimos manter os eventos já consagrados no calendário e ainda incluir outras três atrações ligadas ao cinema, cultura negra e música instrumental”, conta o secretário.

O grande presente que a cidade recebe para o próximo ano é a entrada do Festival Estações Musicais. O festival passa a acontecer ao longo das quatro estações do ano. “São apresentações de música de câmara (clássica) ou instrumental (brasileira e jazz), com artistas locais e convidados. As apresentações acontecem no Forte da cidade, na Igreja do Rosário ou na Praça da Matriz e reforçam a vocação da cidade de Paraty como referência em turismo cultural”, afirma a secretária de Cultura, Cristina Maseda.

A programação inclui ainda festivais tradicionais já organizados na cidade, que trazem temas ligados à cultura, esporte, ecologia, gastronomia e de negócios. Além disso, as já conhecidas festas religiosas continuam trazendo tradição e alegria aos fiéis e aos turistas que visitam a cidade. Alguns dos destaques da programação no primeiro semestre são o Aniversário da Cidade, em fevereiro. Em maio a Festa do Divino Espírito Santo, que é Patrimônio Cultural do Brasil reconhecido pela Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional – Iphan. Também em maio o Bourbon Festival, que toma conta do Centro Histórico com muita música boa.

Em julho, acontece a Festa Literária Internacional de Paraty – Flip -, que traz à cidade profissionais da área e turistas de todo o mundo. Na segunda metade do ano, alguns dos destaques são o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores, que tradicionalmente acontece em agosto. Em setembro haverá a Festa de Nossa Senhora dos Remédios e o Encontro Sesc de Cinema de Animação, que aterrissa em Paraty com mesas redondas, filmes e temas relacionados à animação como forma de expressão, cultura e arte. Em setembro o Mimo aporta na cidade. Palco de excelência, com artistas de todo o mundo, diferentes linguagens e estilos. O festival acontece nas principais cidades históricas do Brasil, e uma delas é Paraty, onde valoriza o patrimônio histórico com os concertos dentro das igrejas e nos espaços públicos.

Em novembro a Cidade dos Festivais recebe a Folia Gastronômica, que tem uma longa trajetória na valorização da cultura alimentar e que fortalece a chancela da Unesco que titula Paraty como Cidade Criativa pela Gastronomia. O Encontro da Cultura Negra é a celebração da cultura afro-brasileira, é celebrado no Quilombo do Campinho, primeiro quilombo titulado do Estado do Rio de Janeiro, onde acontecem rodas de jongo, capoeira, samba, debates e a tradicional feijoada. E o ÀWA – Festival Sesc da Cultura Negra, que reunirá diversas ações nas variadas atividades artísticas para abordar a temática da Cultura Afro-brasileira, reconhecendo e valorizando suas expressões e diversidade como parte inseparável da identidade nacional.
Em dezembro o XTerra Brazil Tour, um dos maiores festivais de esportes off-road, onde agrega um cenário que mistura história e natureza.

“A programação foi feita com base em critérios como valorização das tradições locais, da sustentabilidade dos recursos naturais e do desenvolvimento econômico. Para promover e expandir o resultado mercadológico, validando e consolidando a estratégia de desenvolvimento de políticas públicas de ampliação e diversificação da oferta turística do município”, explica o secretário de Turismo, Gabriel Costa.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Casé, o vice-prefeito Luciano Vidal, e demais autoridades, além de empresários, produtores culturais, artistas locais e representantes de instituições locais.

Deixe um comentário

Campos com * são obrigatórios. HTML não é permitido

Realização

Prefeitura de Paraty

Patrocínio

Eletronuclear

Parceria

Jet

Desenvolvimento

Opera2