pt-BR
2020-10-29

Paraty é a cidade brasileira que mais evoluiu em pesquisas sobre o turismo, revela estudo

Avanços no monitoramento da atividade turística fizeram de Paraty o município que mais elevou sua nota no último ano. A cidade também foi a que mais evoluiu no desenvolvimento da economia local.

A cidade litorânea de Paraty, famosa pela arquitetura colonial e ruas de pedra, famosa por eventos culturais como a sua feira literária – hoje celebra seus avanços como destino turístico. Nesta quarta-feira (9), a cidade está sendo reconhecida como a que mais evoluiu em temas como monitoramento e economia local, que valeram duas premiações em novo estudo de competitividade do Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas.

O Índice é um indicador que permite avaliar o estágio real de desenvolvimento do turismo em cada município ou destino, entender onde as políticas de incentivo funcionaram e onde elas precisam ser repensadas, em nível local e federal. Para isso, monitora os 65 destinos considerados indutores do desenvolvimento turístico do país e analisa a situação de 13 categorias que compõem a atividade turística.
“O objetivo é fazer um diagnóstico e dar condições para que os destinos reconheçam as virtudes e as oportunidades, elevando o turismo à condição de atividade econômica essencial ao desenvolvimento do país”, disse o ministro Henrique Eduardo Alves. A cidade mais competitiva do país hoje é São Paulo, seguida pelo Rio de Janeiro e Porto Alegre.

A recente realização de pesquisas de perfil de turistas em eventos internacionais sediados pela cidade explica a evolução da cidade neste quesito, a maior alta em um ano entre os 65 destinos monitorados. Da mesma forma, o avanço da cidade para atrair negócios e a presença em um Convention & Visitors Bureau gerou à Paraty a maior alta do país quando o tema é economia local.

De acordo com o secretário-adjunto de Turismo de Paraty, Gabriel Ramos Costas, o índice serve como instrumento de planejamento de ações para o município. “Ele é uma visão de fora para dentro, que servirá mais uma vez como diagnóstico para melhorarmos nossos programas voltados para o turismo”, complementa.

No estado do Rio de Janeiro, além de Paraty, estão na lista dos 65 destinos indutores a capital fluminense, como segunda colocada no ranking Brasil; Petrópolis, a 16ª colocada; Angra dos Reis, a 33ª posição e Armação de Búzios, em 50º lugar (52).

Por Thaís Ribeiro

Link

Deixe um comentário

Campos com * são obrigatórios. HTML não é permitido

Realização

Prefeitura de Paraty

Patrocínio

Eletronuclear

Parceria

Jet

Desenvolvimento

Opera2