pt-BR
2017-11-22

Cultura

Cultura

Paraty é para o Brasil um polo indutor de turismo cultural por definição do Ministério Nacional do Turismo em razão dos eventos artísticos, culturais e literários de seu Calendário de Eventos.

Desde a década de 1960, quando do advento dos primeiros turistas, no início do chamado Ciclo do Turismo em Paraty, foram as festas, as danças e costumes tradicionais o seu maior e mais importante atrativo, além de sua exuberante Natureza. Isolada entre o mar e a montanha, a cidade de Paraty soube conservar e preservar toda uma cultura portuguesa mesclada à cultura dos índios autóctones e à dos negros escravos, o que hoje se chama de Cultura Caiçara.

O passar dos anos, o trabalho diuturno do governo, empresários e povo criaram aqui um destino turístico único. Aqui se vivencia a Cultura Caiçara, a Mata Atlântica preservada, a calma, sinuosa e bela baía abrigada das intempéries, onde o mar e a montanha se abraçam, para o deleite e prazer dos visitantes. Bem sintetizou isto o arquiteto Lúcio Costa, famoso parceiro do renomado Oscar Niemeyer, quando diz: “… Porque Paraty é o lugar onde os caminhos do mar e os caminhos de terra se encontram, melhor, se entrosam. As águas não são barradas, mas invadem cidade a dentro, levadas pela maré…”

É nesta receptividade carinhosa que Paraty acolhe o visitante e lhe oferece uma gama de atividades turísticas únicas: as trilhas na mata, cachoeiras de águas cristalinas e reconfortantes, praias paradisíacas, ilhas belíssimas e isoladas e Comunidades Caiçara, Quilombola e Indígena vivendo e vivenciando sua cultura. Eventos significativos marcam o Calendário Turístico de Paraty: o Carnaval dos mascarados e blocos de rua; as cerimônias ibéricas da Semana Santa e das festas de seus Santos; a Festa Literária Internacional de Paraty – FLIP; o Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco; o Encontro de Ceramistas e Aquarelistas; os Shows Musicais de Jazz, entre muitos outros, e especialmente o Festival da Cachaça – seu mais antigo e permanente produto.

Estar em Paraty, seja em momentos especiais, seja no dia-a-dia comum é viver num lugar que cultiva e conserva o seu passado histórico/arquitetônico e urbanístico e a sua vivência no mundo atual, livre da atmosfera atribulada das grandes cidades, cercado por um meio ambiente preservado.

Venha viver Paraty! Desfrute a cidade, o mar e a montanha que lhe são oferecidos e sinta-se em casa. Paraty acolhe a todos generosamente, de braços abertos. Venha vivenciar e compartilhar conosco dias únicos e inesquecíveis.

Seja bem vindo!

Realização

Prefeitura de Paraty

Patrocínio

Eletronuclear

Parceria

Jet

Desenvolvimento

Opera2