pt-BR
2019-06-19

Paraty se prepara para a Festa do Divino

Paraty se prepara para a Festa do Divino

De 31 de maio a 9 de junho, no Centro Histórico

A Festa do Divino é a maior celebração religiosa de Paraty. Realizada há mais de três séculos, teve origem em Portugal e celebra o Domingo de Pentecostes, que acontece cinquenta dias depois da Páscoa. Neste ano, a festa declarada Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan – acontece de 31 de maio a 9 de junho.

Durante os 10 dias de festejo os fieis podem acompanhar as missas, ladainhas, danças típicas e shows musicais que acontecem pelo Centro Histórico da cidade. No segundo sábado da festa, 8 de junho, todos são convidados para o tradicional almoço do Divino, com distribuição de bebida e comida na Praça da Matriz.

A programação musical deste ano, idealizada pela Secretaria de Turismo, traz novidades artistas locais como Karina Braz, a banda Frank Cadillac. No cenário musical nacional a festa do Divino traz o sambista Dudu Nobre e o cantor e compositor Renato Teixeira que passeia entre o MPB, folk e caipira. De 3 a 5 de junho o DJ Bebeto anima as noites.

Preparativos
Os preparativos para a Festa do Divino começam um ano antes, quando os festeiros fazem o planejamento do próximo ano e buscam formas de angariar donativos para a realização da festa. Essa ação envolve praticamente toda a comunidade e mobiliza dezenas de voluntários. A comissão da festa conta com mais de cem pessoas trabalhando durante todo o ano.

Seguindo a tradição, todo ano é servido um almoço do Divino à população, na Praça da Matriz. Cerca de 50 senhoras da paróquia cozinham durante uma semana e preparam mais de seis mil pratos, que são servidos no segundo sábado da festa. O destaque do almoço é a tradicional farofa de feijão, feita com a especial farinha de mandioca de Paraty.

Atribuída à Rainha Isabel (1271 – 1336), a Festa do Divino chegou ao Brasil trazida pelos colonizadores e acontece em Paraty desde o século XVIII. Realizada no dia de Pentecostes – cinquenta dias após a Páscoa, a festa homenageia a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Por sua importância cultural, há quatro anos foi declarada Patrimônio Imaterial pelo Iphan.

 

Programação cultural 2019 – Praça da Matriz

 

31 de maio, sexta-feira

22h30 – Karina Braz

 

1º de junho, sábado

18h – Jongo do Quilombo do Campinho

22h30 – Samba de Rosena

 

2 de junho, domingo

22h – Dudu Nobre

 

3 a 5 de junho

A partir das 21h – DJ Bebeto

 

6 de junho, quinta-feira

22h – Show de Calouros

 

7 de junho, sexta-feira

22h30 – Renato Teixeira

 

8 de junho, sábado

 

12h – Almoço com a Velha Guarda

21h30 – Homenagem ao Imperador com danças típicas: Marrapaiá, Dança das Fitas e Ciranda de Tarituba.

23h – Fabio Biggie

00h – Frank Cadillac

 

9 de junho, domingo

22h – Joel e banda

 

Deixe um comentário

Campos com * são obrigatórios. HTML não é permitido

Realização

Prefeitura de Paraty

Patrocínio

Eletronuclear

Parceria

Jet

Desenvolvimento

Opera2