pt-BR
2020-10-29

PARATY EM FOCO 2016

PARATY EM FOCO 2016

Um evento para todos os olhares

O Festival Internacional de Fotografia acontece de 14 a 18 de setembro

A mais fotogênica das cidades da Costa Verde e destino preferencial de turistas nacionais e estrangeiros, a colonial Paraty recebe a 12ª edição do mais importante evento de fotografia do país e um dos melhores do mundo. Com a coordenação do seu idealizador, o fotógrafo italiano radicado na cidade, Giancarlo Mecarelli, o encontro reúne artistas, profissionais, entusiastas e amadores em torno de exposições, workshops, palestras e um leilão de fotografias.

 
Um dos homenageados é o fotógrafo mineiro Assis Horta, de 97 anos, que com seus registros de Diamantina foi uma espécie de precursor do Google Maps, mapeando com imagens toda a cidade, ajudando no tombamento federal do Centro Histórico, em 1938. Sem falar que foi ele o autor das fotos de centenas de trabalhadores locais quando, em 1943, a Carteira Profissional foi criada e tornou-se obrigatória. Foi ainda o responsável pela popularização dos retratos em estúdio fazendo o primeiro clique na vida da maioria dos diamantinenses mais humildes. Seu Assis, como é chamado, vai estar em Paraty para receber a reverência da comunidade fotográfica.

 
Uma exposição de parte da obra de Assis Horta vai ocupar a Casa de Cultura de Paraty, onde também vai ser montada uma reprodução do cenário no qual o fotógrafo retratava seus clientes. Lá, os visitantes poderão usar e abusar de selfies ou fotos com a família com seus próprios equipamentos. Tudo com a curadoria do fotógrafo e professor Guilherme Horta que, apesar do sobrenome, não é parente do homenageado.

 
Confira a programação completa no http://www.pefparatyemfoco.com.br/programacao

Deixe um comentário

Campos com * são obrigatórios. HTML não é permitido

Realização

Prefeitura de Paraty

Patrocínio

Eletronuclear

Parceria

Jet

Desenvolvimento

Opera2