pt-BR
2018-09-25

Festa de N. Sra. dos Remédios – Programação Cultural

Festa de N. Sra. dos Remédios – Programação Cultural

FESTA NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS

A Festa da Padroeira de Paraty, Nossa Senhora dos Remédios, é realizada de 30 de Agosto a 8 de Setembro. Uma festa paroquial de grande porte, envolvendo comunidades urbanas, rurais e costeiras.

Acontece desde o século XVIII e os festejos incluem nove dias de novena, sempre com início no dia 30 de agosto, ocasião em que a imagem de Nossa Senhora sai em procissão da Prefeitura de Paraty para a Igreja Matriz, onde é celebrada a missa solene com o Prefeito, depositando a chave da cidade nos pés de Nossa Senhora. Durante toda a novena, a imagem de Nossa Senhora dos Remédios sai da casa dos devotos que assim desejarem. No dia 8 de Setembro, acontece a missa solene pela manhã e a procissão pelas ruas do Centro Histórico, na parte da tarde.

Essa tradicional festa ainda guarda características passadas de geração a geração, como a participação de dezenas de crianças vestidas de anjo na procissão, portando cones de papel recheados de doces caseiros. A decoração da Igreja Matriz é feita com flores de papel crepon, em azul e branco, confeccionadas pelas senhoras da paróquia.

A programação cultural da Festa de Nossa Senhora dos Remédios é uma realização da Prefeitura Municipal de Paraty e conta com a parceria do Centro Cultural SESC Paraty.

Deixe um comentário

Campos com * são obrigatórios. HTML não é permitido

Realização

Prefeitura de Paraty

Patrocínio

Eletronuclear

Parceria

Jet

Desenvolvimento

Opera2