pt-BR
2018-06-23

Bourbon Festival 2018

Bourbon Festival 2018

:: 10 Anos de resistência ::.
Bourbon Festival Paraty completa 10 anos e se estabelece como um dos mais importantes festivais de música do país

Nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2018 (6a f, sáb e dom)

Edição especial convida artistas que se apresentaram em outras edições do festival. Pela primeira vez, Cesar Camargo Mariano, acompanhado de Madison McFerrin e, Blackalbino e Tony Tornado

.: O festival :.
O Bourbon Festival Paraty (www.bourbonfestivalparaty.com.br), que reúne o melhor do jazz, do blues, da música brasileira e do soul, chega a sua 10ª edição nos dias 25, 26 e 27 de maio (6a feira a domingo), com shows gratuitos na cidade histórica de Paraty (RJ).

Esta será uma edição especial do Festival, que vai reunir alguns artistas que participaram de edições anteriores do evento, com shows históricos, como Gary Brown, que se apresentou na primeira edição (2009), Stanley Jordan, que se apresentou em 2010, e Ed Motta, que esteve na 5a edição, além de uma homenagem ao padrinho e parceiro do Bourbon em muitos festivais e turnês pelo Brasil, o guitarrista BB King.

Com mais de 200 shows e aproximadamente 220 mil pessoas ao longo de uma década de existência e resistência, a 10ª edição do Bourbon Festival Paraty traz ainda outros grandes nomes e, pela primeira vez, show com Cesar Camargo Mariano e Madison McFerrin (filha de Bobby McFerrin), além de Blackalbino, a grande revelação da soul music, com a participação de um dos precursores do gênero no Brasil, o cantor Tony Tornado.

O evento contará com dois palcos – Praça da Matriz (Palco Matriz) e Igreja Santa Rita (Palco Santa Rita) -, situados no centro histórico da cidade. Além da programação de dois buskers (apresentações de artistas de rua): Busker Rosário (ao lado da Igreja Nossa Senhora do Rosário do Pretos) e Busker Quadra (ao lado da Igreja da Matriz) onde terão apresentações de três artistas em horários alternados. Pelas ruas da cidade a Orleans Street Jazz Band, que circula pelo Centro Histórico e a presença do Dj Crizz nas pick-ups, que abre e fecha a programação dos dois palcos todos os dias.
Para um festival que começou numa pequena tenda ao lado da Igreja Matriz numa sexta-feira 13 chuvosa, também é o início da consagração com o show histórico do saxofonista de News Orleans, Gary Brown naquele ano de 2009. Hoje, considerado um dos eventos mais importantes dentro do calendário artístico, cultural e turístico das cidades do Rio de Janeiro e de Paraty, o Bourbon Festival Paraty entrou para o calendário oficial do Estado do Rio Janeiro, através do programa “Rio de Janeiro à Janeiro”, desenvolvido pelo Ministério da Cultura (com a proposta de listar os projetos que consideram como eventos que são importantes no impacto sociocultural nas regiões onde estão estabelecidos) está, até o momento, sem o apoio de patrocínio privado, sendo exclusivamente apoiado pela Prefeitura de Paraty.

Idealizada e produzida pelo Bourbon Street Music Club (https://bourbonstreet.com.br/) – que este ano completa 25 anos -, de São Paulo, a 10ª edição do Bourbon Festival Paraty é realizada pela Prefeitura de Paraty com o apoio do Convention Visitors Bureau de Paraty.

Site Bourbon Festival Paraty: www.bourbonfestivalparaty.com.br
Site Bourbon Street Music Club: https://bourbonstreet.com.br/

Materiais artistas 2018:
https://www.dropbox.com/…/lrmook…/AABXR18Nk5pJdA6K_qoHxUQGa…

…………………………………………………………………………………………..
.: 10 Anos ! :.
10 anos se passaram, anos de dedicação, histórias e muita música ! Um festival enxuto, despretensioso, porém com muita qualidade e que chegou com a importante missão de trazer público à cidade de Paraty.

Sexta-feira 13, fevereiro de 2009. Uma tenda e um palco em meio a quadra da matriz, ainda que tímidos, deixavam um ar de curiosidade aos transeuntes que passavam pela praça ao longo do dia. Ao cair a noite, uma chuva insistente tomava conta do Centro Histórico de Paraty, chuva que inibia o público, ainda pequeno, que se aconchegava embaixo da tenda, no aguardo do primeiro show previsto para às 20 horas.

Mas a sorte mudou, quase que de repente, como num passe de mágica, o tempo estiou e a Orleans Street Jazz Band abriu os trabalhos debaixo da tenda, junto ao público e sem subir ao palco a música começou. O clima esquentou, o som se expandiu e correu pelas estreitas ruas de pedras, e como o “canto da sereia” foi atraindo mais e mais público para a quadra da matriz. Assim se iniciava a 1a edição do Bourbon festival Paraty.

A primeira banda a subir ao Palco foi a Big Time Orchestra, que fez o público esquentar e dançar ao som de soul, swing e R&B. Um grande show para a abertura e o publico entusiasmado não sabia o que esperar após esta primeira apresentação. Pois bem, a responsabilidade seguinte ficou por conta de Gary Brown, artista de New Orleans, saxofone na mão e uma energia inabalável ao pisar o palco. Foi amor à primeira vista, o público se encantou, cantou e dançou ao som dos clássicos do soul e R&B daquele showman vindo da cidade berço do jazz.

Músicos de Jazz, Blues, Soul e R&B subiram ao palco naqueles três dias de música ao ar livre. Pela primeira vez Paraty pôde sentir o verdadeiro clima de New Orleans, a festa, o ritmo, a música que contagia qualquer idade. Sim, era o prenuncio de que este festival chegava para ficar.

2011 – 3a edição – e o festival inaugura seu 2o Palco na Praça da Igreja Santa Rita, shows no período da tarde, uma programação mais instrumental para contemplar junto a maravilhosa vista do cais e seus barcos pitorescos. Já o palco principal, antes montado na quadra da matriz, passa para um terreno maior, ao lado, no estacionamento do ITAE e de frente para a Igreja Matriz.

Na sua 8a edição, o festival cresce ainda mais e volta a tomar a quadra da matriz, desta vez com mais um palco, o terceiro agora: o palco blues. Três atrações nas tardes de sábado e domingo com o melhor do blues nacional e internacional.

E assim foi, de lá pra cá passaram-se 9 anos, 9 edições. Mais de 200 shows, com mais de 150 artistas além de outras 42 participações especiais. Exposições de Fotos, Cinema, Workshop musical, Buskers, Street Band e até uma Oficina de Capacitação.

E agora, em 2018 o Festival chega a sua 10a edição. Quem pôde presenciar a primeira versão do evento em 2009 e também esteve presente em 2017 sabe que o festival cresceu, sim, porém sem perder o charme e a qualidade artística de sempre.

O festival agradece à cidade de Paraty e todos aqueles que colaboraram de forma direta ou indireta para que chegássemos a marca dos 10 anos resistindo a todas as dificuldades e falta de patrocínio ao longo deste caminho!
………………………………………………………………………………………

.:: PROGRAMAÇÃO ::.

::: PALCO MATRIZ

Sexta-feira 25/05

21h00–Banda Black Rio – 40 anos(BRA)
Part. Especial Gary Brown (USA)
Sambajazz

22h30–Tributo a B.B.King com Nuno Mindelis, Victor Biglione e Fred Sunwalk
(ANG/ARG/BRA)
Part. Especial Vanessa Collier (USA)
Blues

00h00–Ed Motta (BRA)
Black/Soul

1h30 – DJ Crizz (Brasil)

Sábado 26/05

21h00 – Cesar Camargo Mariano & Madson McFerrin (BRA/USA)
Jazz / Soul

22h30–Vanessa Collier & Fred Sunwalk (USA/BRA)
Blues/Rock

00h00 – Blackalbino (BRA)
Part. Especial Tony Tornado (BRA)
Soul/R&B

01h00 – DJ Crizz (Brasil)

Domingo 27/05

21h00– Stanley Jordan Trio (USA)
Jazz

22h30 – Taryn Szpilman (BRA)
Jazz/Blues

00h00 – Gary Brown (USA)
Soul/R&B

::: PALCO SANTA RITA

Sábado 26/05

15h00–John Wesley & Carlos Barbosa Lima (BRA)
Música Brasileira

16h30– Orquestra Popular de Paraty (BRA)
Música Brasileira

18h00– Rubem Farias convida Live Foyn Friis (BRA/NOR)
Jazz

Domingo 27/05

16h30– Deep Funk Session (BRA)
Jazz/Groove

18h00– Andy Timmons Official Page & Sydnei Carvalho (USA/BRA)
Part. Especial Roberto Menescal (BRA)
Bossa/Jazz

::: BUSKER Rosário

Sexta-feira 25/05

19h00 – Orleans Street Jazz Band

Sábado 26/06

14h00 – Madmen’s Clan
17h00 – Trinca Acústica
18h30 – Carolina Zingler

Domingo 27/06

14h00 – Carolina Zingler
15h30 – Madmen´sClan
18h30 – Trinca Acústica

::: BUSKER Quadra

Sábado 26/05

16h00 – Madmen´sClan
17h00 – Carolina Zingler
18h00 – Trinca Acústica

Domingo 27/05

14h00 – Trinca Acústica
17h00 – Carolina Zingler
18h00 – Madmen´s Clan

::: STREET BAND
Orleans Street Jazz Band | Saída todos os dias | Circulando pelo Centro Histórico

Deixe um comentário

Campos com * são obrigatórios. HTML não é permitido

Realização

Prefeitura de Paraty

Patrocínio

Eletronuclear

Parceria

Jet

Desenvolvimento

Opera2